Polícia prende presidente e vice de organizada do Cruzeiro – 10/06/2025 – Esporte

Polícia prende presidente e vice de organizada do Cruzeiro – 10/06/2025 – Esporte

Uma ação em conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (10) três membros da Máfia Azul, principal torcida organizada do Cruzeiro.

Os mandados de prisão da operação Hooligans foram cumpridos em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e em Brasília, local de residência de um dos detidos.

A polícia não divulgou o nome dos envolvidos, mas a Folha apurou que dois dos presos são o presidente e o vice da organizada.

Procurada, a defesa afirmou que os dois estão sendo injustamente associados a condutas praticadas por terceiros e que não há provas concretas sobre a responsabilidade penal dos diretores da organizada.

“Diante do cenário de constantes conflitos entre torcidas organizadas, é notória a ausência de imparcialidade por parte das autoridades policiais, que reiteradamente adotam medidas mais severas contra integrantes da Máfia Azul. Ressaltamos que a torcida vem sendo alvo de sucessivos ataques por parte de rivais e tem, de forma contínua, comunicado tais ocorrências às autoridades competentes, sem que se perceba o mesmo rigor investigativo ou empenho para apurar os delitos praticados contra seus membros”, disse a defesa, em nota.

A Polícia Civil mineira, responsável pela investigação das brigas entre torcidas, foi procurada para comentar e não respondeu até a publicação do texto.

A ação desta terça ocorre após um suposto ataque premeditado em março deste ano contra um membro de uma torcida do Atlético-MG.

Os suspeitos teriam invadido uma loja de roupas para roubar a camiseta do rival e, durante a ação, agrediram a vítima e a mãe dele, que tentou intervir.

“Essas condutas não são mais socialmente aceitas. E elas tomam um grau de proporção, um grau de relevância que nós precisamos resolver na raiz. Essas pessoas que foram identificadas estão sendo investigadas por crime de roubo, não é uma mera rixa, um mero desentendimento”, disse o delegado Félix Magno, da delegacia de eventos e proteção ao turista.

A ação teve apoio das forças de segurança do Distrito Federal e do batalhão de choque da Polícia Militar em Minas Gerais.

Ela envolveu também busca e apreensão na sede da torcida organizada na capital mineira, onde foram encontrados substância entorpecente e artefatos que possivelmente seriam utilizados em brigas entre torcidas.

As autoridades reforçaram que as investigações envolvendo outros episódios de brigas entre organizadas estão em andamento.

O último grande confronto entre as duas principais torcidas de Cruzeiro e Atlético aconteceu em fevereiro, antes da partida entre as duas equipes pelo Campeonato Mineiro. Na época, ao menos seis ficaram feridos, e três membros de cada organizada foram encaminhados à delegacia.

Todas as partidas entre os dois rivais passaram a ter torcida única em janeiro de 2024, quando os clubes chegaram a um acordo após jogo na Arena MRV, estádio do clube alvinegro.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

ICMBio abre editais com vagas em diversas regiões do Brasil

ICMBio abre editais com vagas em diversas regiões do…

O processo seletivo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) está com editais abertos para contratação de agentes temporários ambientais…
Polícia do Rio resgata 62 pacientes mantidos em cárcere privado

Polícia do Rio resgata 62 pacientes mantidos em cárcere…

A Polícia Civil prendeu 11 pessoas e resgatou 62 pacientes mantidos em cárcere privado na comunidade terapêutica Recomeçar, que trata de…
Troca de ataques entre Irã e Israel aumenta tensão no Oriente Médio

Troca de ataques entre Irã e Israel aumenta tensão…

O conflito de longa data entre Israel e Irã ganhou novos contornos na noite da última quinta-feira (12/6) (horário de Brasília),…