PIB: entenda o que é o indicador e sua importância para a economia

PIB: entenda o que é o indicador e sua importância para a economia

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou variação positiva de 0,2% no 4º trimestre de 2024 contra o terceiro e encerrou o ano com crescimento de 3,4%, totalizando R$ 11,7 trilhões.

As expectativas do governo federal, do Banco Central (BC) e da média do mercado apontam para um crescimento em torno de 3,5% da economia brasileira.

Mas afinal, o que é o PIB e como ele é calculado?

O PIB é um dos principais medidores da economia do país. Os seus dados são acompanhados de perto por investidores, acadêmicos e pesquisadores, já que mostram um “raio-x” da economia amplamente, com indicações de produção, demanda e nível de atividades econômicas.

No Brasil, quem calcula o PIB é o IBGE, que tem como base dados produzidos por eles  como índice de inflação  e de fontes externas.

Os dados são publicados sempre no início de cada trimestre, correspondendo aos três meses anteriores.

O resultado é calculado por meio da soma dos bens e serviços finais produzidos em uma cidade, estado ou país em um determinado período. Além disso, se considera a produção de empresas nacionais e internacionais.

Qual a importância do PIB para a economia?

O PIB é um dos principais indicadores da economia de um país, e serve de base para o governo e os agentes econômicos tomarem decisões, o que pode afetar diretamente a vida da sociedade.

Dados positivos indicam que o ambiente de negócios do país está favorável, com geração de emprego e melhora da renda.

Já o resultado oposto aponta para queda da produção econômica, podendo acarretar menor comércio, aumento do desemprego e piora da economia como um todo.

Composição do PIB

  • Demanda: é calculada por meio da demanda de todos os setores; soma-se o que foi consumido pelas famílias, o investimento feito pelas empresas e o quanto foi gasto pelo governo.
  • Oferta: é somatório do que é produzido nos três setores da economia – agropecuário (5%), indústria (30%) e serviços (65%).
  • Renda: é avaliado como o valor adicionado de riqueza foi distribuído entre os setores da economia, como o salário pago ao trabalhador e a renda gerada por outros fatores de produção, a exemplo de aluguéis, lucros, juros ou royalties.

Resultados do PIB nos últimos 28 anos

Se confirmadas as expectativas, 2024 será o quarto ano seguido de crescimento da economia brasileira – desde a pandemia de 2020 – e o segundo de aceleração do PIB.

chart visualization

Nos últimos 28 anos, a economia brasileira retraiu em quatro anos: em 2009, após a crise financeira mundial; entre 2015 e 2016, durante a recessão do governo Dilma 2; e em 2020, durante a pandemia.

A soma de todas as riquezas produzidas pelo Brasil girava em torno de R$ 2,99 trilhões no terceiro trimestre de 2024.

Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Prefeitura de Mato Queimado – RS abre processos seletivos

Prefeitura de Mato Queimado – RS abre processos seletivos

Está no ar mais um processo seletivo Prefeitura de Mato Queimado, no estado do Rio Grande do Sul, que, de forma…
Receita recebe mais de 1,7 milhão de declarações do IRPF

Receita recebe mais de 1,7 milhão de declarações do…

A Receita Federal recebeu 1.795.258 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 até as 17h desta quarta-feira…
Argentina:Operação policial de Milei desinfla manifestação – 19/03/2025 – Mundo

Argentina:Operação policial de Milei desinfla manifestação – 19/03/2025 –…

Um novo protesto contra o governo de Javier Milei ocorreu na capital argentina nesta quarta-feira (19). A tensão que se anunciava…