Pessoas com estes 5 traços de personalidade são mais felizes

Pessoas com estes 5 traços de personalidade são mais felizes

Ao longo do tempo, diversos estudos buscaram investigar quais traços de personalidade estão relacionados a pessoas felizes. Os pesquisadores acreditam que essa conexão é constante em todas as fases da vida e tende a se fortalecer com o avançar da idade.

continua depois da publicidade

Veja abaixo o que a ciência descobriu sobre isso e quais características estão associadas ao bem-estar e a plenitude.

5 traços de personalidade comuns entre as pessoas felizes

Pessoas com estes 5 traços de personalidade são mais felizes, Quais são os 5 principais traços de personalidade, O que é amabilidade no Big Five, O que são traços positivos.

Estudos revelam que pessoas com estes 5 traços de personalidade sabem como ser verdadeiramente felizes. Foto: Reprodução / Pexels

1. Agradabilidade

Pesquisas indicam que indivíduos com altos níveis de agradabilidade tendem a se colocar em situações mais felizes, uma característica associada à regulação emocional.

A agradabilidade reflete o quão caloroso e necessitado de aceitação social uma pessoa é. Pessoas agradáveis são vistas como confiáveis e cooperativas, ao contrário das desagradáveis, que são percebidas como frias e desconfiadas.

continua depois da publicidade

Além disso, as evidências sugerem que aqueles que possuem essa característica, preferem evitar experiências negativas e escolhem opções mais positivas, como imagens alegres ou atividades prazerosas.

2. Realismo

Um estudo revelou que indivíduos com uma abordagem realista da vida tendem a ser mais felizes do que aqueles com perspectivas otimistas ou pessimistas.

Enquanto o otimismo e o pessimismo representam extremos de um espectro, o realismo ocupa uma posição equilibrada.

Pessoas otimistas frequentemente enfrentam decepções que podem ofuscar a alegria da expectativa positiva, resultando em uma felicidade 13,5% inferior à dos realistas.

continua depois da publicidade

Por outro lado, pessimistas, que temem constantemente resultados negativos, são 21,8% menos felizes do que realistas.

A investigação, que acompanhou 1.601 pessoas por mais de 18 anos, constatou que decisões baseadas em crenças irrealistas, sejam otimistas ou pessimistas, tendem a levar a resultados insatisfatórios e bem-estar reduzido.

Os participantes envolvidos relataram anualmente sua satisfação com a vida e sofrimento psicológico, e os realistas mostraram maiores níveis de felicidade.

3. Generosidade

Outro estudo publicado na revista Nature Communications constatou que a generosidade também é um fator-chave para a felicidade.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Zurique, mostrou que atos generosos ativam áreas do cérebro ligadas à felicidade e ao comportamento social.

continua depois da publicidade

No experimento, 50 participantes receberam 25 francos suíços para gastar; metade foi instruída a comprar algo para si mesma, enquanto a outra metade deveria comprar para alguém conhecido.

Antes de fazerem as compras, todos pensaram em presentes para amigos e estimaram o valor gasto.

Os resultados do estudo, obtidos através de ressonância magnética, indicaram que os participantes que planejaram gastar com outros mostraram maior atividade cerebral em áreas relacionadas ao altruísmo e bem-estar.

4. Autocontrole

Estudos sugerem que indivíduos com elevado autocontrole são mais felizes, pois tendem a buscar metas mais satisfatórias e têm uma abordagem positiva na vida.

Essas pessoas são menos propensas a focar no negativo, o que contribui para uma maior satisfação e menos necessidade de autorregulação.

Além disso, esse traço de personalidade está associado a diversos benefícios, como melhor desempenho acadêmico, saúde, sucesso profissional e adaptação.

A pesquisa com 545 indivíduos revelou que aqueles com alto autocontrole enfrentam menos conflitos motivacionais e estão mais aptos a perseguir seus objetivos e aspirações, o que leva a uma maior realização pessoal e felicidade.

5. Extroversão

Por fim, uma pesquisa de 2011 aponta que extrovertidos geralmente são mais felizes, em parte porque recordam o passado de maneira positiva e têm uma visão otimista da vida.

Segundo o Dr. Ryan Howell, líder do estudo, extrovertidos são mais felizes devido à sua perspectiva positiva do passado, ao contrário dos neuróticos, que têm uma visão negativa e são menos felizes.

Os autores também constataram que a felicidade está ligada à capacidade de apreciar o passado positivo e viver o presente.

Fonte Original do Artigo: concursosnobrasil.com

Postagens Relacionadas

Calorão: 5 capitais devem bater recordes de temperatura nesta semana

Calorão: 5 capitais devem bater recordes de temperatura nesta…

O Brasil enfrenta até a próxima sexta-feira (27/9) a sétima onda de calor de 2024. De acordo com a Climatempo, ao…
Rússia planeja atacar 3 usinas nucleares da Ucrânia

Rússia planeja atacar 3 usinas nucleares da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (24) ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que…
Estudo traça avanço de investidores sobre clubes futebol – 24/09/2024 – Esporte

Estudo traça avanço de investidores sobre clubes futebol –…

Os aficionados por futebol tiveram de se acostumar ao longo dos últimos anos com uma presença crescente de investidores oriundos do…