Papa Francisco escolhe primeira mulher a comandar…
- Religião
- 06/01/2025
- No Comment
- 29
Pela primeira vez, uma mulher assumirá o comando de um dicastério, departamento similar a um ministério, no Vaticano. O anúncio da nomeação da irmã Simona Brambilla foi feita pelo papa Francisco nesta segunda-feira, 6. Embora mulheres tenham sido autorizadas a comandar dicastérios em 2022, nenhuma havia chegado ao posto de chefia até agora.
Ex-superiora-geral das Missionárias da Consolata, Simona comandará o Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, onde atuava como secretária desde outubro de 2023 – a segunda mulher a ocupar o cargo na Cúria Romana. A italiana de 59 anos também tem no currículo experiências missionárias na África, depois de se formar como enfermeira.
+ “Ganhamos voz”, diz irmã no cargo mais alto ocupado por mulher no Vaticano
Desde que iniciou seu papado, em março de 2013, Francisco tem encabeçado mudanças discretas, mas de impacto, através de discursos e ações. Sob sua liderança, o número de mulheres que ocupam cargos na Santa Sé e na Cidade do Vaticano aumentou 37%.
Uma das mulheres é a irmã Nathalie Becquart, que assumiu como subsecretária do Sínodo dos Bispos. Em entrevista a VEJA, a religiosa disse que “a questão de gênero é um sinal dos tempos. Em minhas viagens, ficou claro que há um pedido onipresente por mudança”.