Papa abre ‘Porta Santa’ em prisão de Roma como par…
- Religião
- 26/12/2024
- No Comment
- 39
O papa Francisco abriu nesta quinta-feira, 26, uma “Porta Santa” em um dos maiores presídios da Itália, nos arredores de Roma, em um ato inédito como parte das comemorações do Jubileu Católico, comemorado a cada 25 anos.
O Jubileu Católico, que será celebrado em 2025 com o tema “esperança”, é um período voltado para a paz e o perdão no mundo. Cerca de 32 milhões de turistas devem visitar Roma no ano que vem como parte da celebração, de acordo com o Vaticano.
Tradicionalmente, o evento envolve a abertura das quatro “Portas Santas” de Roma, que ficam localizadas nas basílicas papais e só são abertas nos anos do Jubileu. Francisco abriu uma quinta porta especial na capela da prisão de Rebibbia para representar que “a esperança não desaponta”, disse ele a centenas de presos, guardas e funcionários.
“Em momentos ruins todos podemos pensar que tudo acabou. Não percam a esperança. Essa é a mensagem que quero transmitir a vocês. Não percam a esperança”, disse o papa, que abriu o ano do Jubileu na terça-feira, véspera do Natal, com uma missa para a multidão na Basílica de São Pedro.
De acordo com o Vaticano, essa foi a primeira vez que um papa abriu uma porta em uma prisão no âmbito das celebrações do Jubileu Católico desde o início dessas comemorações, em 1300. Durante seus 11 anos de pontificado, Francisco tem demonstrado atenção especial com os presos e já fez diversas visitas a prisões em Roma e em viagens ao exterior.