Oposição vê fórmula gasta em discurso de justiça social – 30/06/2025 – Painel

Oposição vê fórmula gasta em discurso de justiça social – 30/06/2025 – Painel

A tentativa do governo de construir uma narrativa de ricos contra pobres para recuperar a popularidade perdida após as sucessivas crises é uma fórmula gasta e que não dará o resultado esperado por Lula 3, avaliam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta segunda-feira (30), o presidente Lula (PT) e o ministro Fernando Haddad (Fazenda) mostraram um discurso afinado ao citar o foco do governo em justiça social contra a “grita do andar de cima”, dias depois de o Congresso derrubar decretos que mexiam nas alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Filho 01 de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) critica o discurso do governo. “Espero que a população não caía mais nesse discurso mentiroso dele [de Lula], porque o Lula já destruiu o pouco de esperança que as pessoas tinham”, diz. “E quem achava que ele chegou no fundo do poço da rejeição, vai continuar se afundando mentindo desse jeito.”

Para o senador Rogério Marinho (PL-RN), essa narrativa é a única que resta para o governo, depois de várias tentativas de recuperar a popularidade que foram prejudicadas por crises. “Eles não têm outra saída a não ser radicalizar o discurso e tentar reeditar a narrativa de ‘nós contra eles’. Não tem base, não tem responsabilidade fiscal”, afirma.

“Lula 3 está repetindo Dilma 2. A mesma receita: aparelhamento da máquina pública, descontrole nas ações parafiscais utilizando recursos fora do Orçamento e aumento da dívida pública. O Lula está indo na mesma direção, com uma diferença: o PT demorou 14 anos para sair de um verniz de sanidade fiscal, agora isso está sendo acelerado e o partido está desarrumando o que foi feito nos últimos seis anos que antecederam a volta do Lula ao poder”, afirma.

Ex-secretário da Pesca de Bolsonaro, o senador Jorge Seif (PL-SC) afirma que Lula e sua equipe “subestimam a inteligência do povo”.

“Não existe e jamais existirá justiça fiscal construída às custas do bolso do trabalhador, que luta diariamente para sobreviver num país onde o governo só sabe tirar de quem mais precisa”, diz. “O povo brasileiro está cansado de impostos. O Congresso Nacional, que é quem sente o pulso das ruas, sabe disso e não permitirá que a incompetência desse governo recaia mais uma vez sobre a população.”

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou a narrativa como lamentável. “Um governo que segrega ao invés de governar para todos.”

Vice-presidente da Câmara, o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) vê o governo perdido. “Cada hora o Haddad inventa uma”, diz. “Um governo sem direção, sem resultados para a sociedade e agora batendo de frente com o Congresso não vai acabar bem.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Filho agride a mãe para conseguir dinheiro, em Uruaçu

Filho agride a mãe para conseguir dinheiro, em Uruaçu

VIOLÊNCIA Mãe relata que episódios de violência por parte do filho se repetem desde janeiro deste ano. Ele também já agrediu…
BC informa que vazamento atingiu 47 milhões de chaves Pix

BC informa que vazamento atingiu 47 milhões de chaves…

O Banco Central esclareceu nesta quinta-feira (24) que o incidente de segurança no sistema operado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)…
Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como se candidatar

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como…

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). A…