Onça-pintada é vista no Rio de Janeiro pela 1ª vez em 50 anos. Vídeo

Onça-pintada é vista no Rio de Janeiro pela 1ª vez em 50 anos. Vídeo

  • Brasil
  • 29/07/2025
  • No Comment
  • 4

Pela primeira vez em 50 anos, uma onça-pintada voltou a ser avistada no Rio de Janeiro. O animal, um macho adulto, vem sendo monitorado desde dezembro de 2024 em áreas do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença. O último registro da espécie no Estado havia ocorrido nos anos 1970.

Assista:

O monitoramento do animal é realizado por câmeras do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Projeto Aventura Animal, parceiro do órgão.

“Estamos acompanhando e protegendo essa onça com monitoramento, equipes de pesquisa e fiscalização, além de ações para garantir a segurança da população”, afirmou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, em comunicado publicado pelo Inea nesta segunda-feira (28/7). Ele destacou que a presença do felino é motivo de celebração, mas também exige responsabilidade.

Técnicos do Inea analisam imagens, além de rastros como pegadas e fezes deixadas pelo felino no parque. Os profissionais já identificaram a dieta da onça, composta por capivaras, catetos (porco-do-mato) e tapitis (coelho-do-mato). Até o momento, não há registros de ataques a animais domésticos ou de criação.”

Leia também
  • Brasil

    Onça-pintada resgatada de incêndio no Pantanal tem 1º filhote. Vídeo
  • Brasil

    Única onça-pintada livre no RS, Yaboti é vista em parque; veja imagens
  • Brasil

    Vídeo. Em cena inusitada, onça-pintada ataca sucuri no Pantanal
  • Brasil

    Vídeo: onça-pintada impressiona ao atacar jacaré em rio no Pantanal

Aparição é resultado de políticas de preservação

Por ser uma espécie ameaçada de extinção, com menos de 300 indivíduos em toda a Mata Atlântica, a presença da onça no estado é vista como resultado direto de políticas de preservação. O Rio de Janeiro foi o único estado brasileiro a ampliar sua cobertura de vegetação nativa nos últimos 40 anos, passando de 30% para 32% entre 1985 e 2024. Esse crescimento pode ter favorecido a migração do animal para o território fluminense.

  • Entenda por que a onça-pintada é um indicador de saúde da floresta

O governo estadual, em parceria com o ICMBio, planeja a captura provisória do felino para a instalação de um colar de monitoramento e realização de exames, a fim de detalhar seus hábitos e garantir sua preservação. A meta do estado é ampliar a cobertura de Mata Atlântica para 40% até 2050, com a restauração de 400 mil hectares e potencial de absorção de 159 milhões de toneladas de CO².

3 imagensFechar modal.1 de 3

Instituto Estadual do Ambiente (Inea)/Divulgação2 de 3

3 de 3

Instituto Estadual do Ambiente (Inea)/Divulgação

As autoridades reforçam que moradores não devem tentar se aproximar ou atrair o animal, prática proibida e perigosa. A orientação é manter animais domésticos próximos às propriedades e evitar áreas de floresta ou bordas de mata à noite. A caça de animais silvestres continua sendo crime ambiental e a fiscalização será intensificada na região.



Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

ANS reafirma rastreio de câncer de mama a partir dos 50 anos

ANS reafirma rastreio de câncer de mama a partir…

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) voltou a afirmar que o início do rastreio do câncer de mama deve começar…
Governo Trump anuncia revogação de política climática – 29/07/2025 – Ambiente

Governo Trump anuncia revogação de política climática – 29/07/2025…

O governo Donald Trump anunciou nesta terça-feira (29) que irá revogar a base estabelecida em 2009 para regular as emissões de…
Ministério da Justiça diz que Zambelli será ‘submetida ao processo de extradição’

Ministério da Justiça diz que Zambelli será ‘submetida ao…

MJ Parlamentar foi presa em Roma, nesta terça-feira (29) Publicado em: 29/07/2025 18:42 Última atualização: 29/07/2025 18:43 Ministério da Justiça diz…