
O que pensam os goianos sobre a tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros? – Parte 2
- Goiás
- 19/07/2025
- No Comment
- 14
OPINIÃO
O Mais Goiás foi às ruas de Goiânia para ouvir a opinião da população sobre o chamado “tarifaço”
Goianos opinam sobre tarifaço de Trump (Foto: Reprodução)

A decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos dos EUA importados do Brasil acendeu um alerta entre empresários e consumidores. A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, pode impactar diretamente setores como o agronegócio e a indústria nacional, encarecendo os produtos brasileiros no mercado americano e reduzindo as exportações.
Diante da repercussão, o Mais Goiás foi às ruas de Goiânia para ouvir a opinião da população sobre o chamado “tarifaço”.
O motorista Plínio Lima acredita que a medida afetará principalmente os mais humildes. “Eu creio que vai doer no bolso das pessoas mais humildes. E dos empresários também. Preocupa a gente sim. Isso foi um baque danado para a gente. Todo dia taxa, a economia brasileira vai sentir bastante, com certeza”, afirma.
Já Gerson Vilela, comerciante, enxerga uma estratégia dos EUA em buscar compensação: “Por muito tempo os Estados Unidos retiveram muita coisa, agora ele tá querendo expandir, obviamente querendo ressarcir o dele. Já investiu muito no Brasil, agora o Brasil tem que dar um pouquinho também”.
A pedagoga Ridamar Gonçalves demonstra preocupação com os reflexos sociais e comerciais. “Eu estou muito preocupada, porque nós estamos com um problema gravíssimo, social, comercial, então é muito preocupante”. Questionada se há motivação política por trás da medida, ela responde: “Acho que tem política sim envolvida de ambos os lados, tem sim. Ele [Trump] demonstrou muito que ele defende o Bolsonaro”.
Marilda Tomaz, atendente hospitalar, reforça a inquietação com o poder de compra dos brasileiros. “Nós somos brasileiros. O nosso salário não acompanha essas taxações, a gente está sempre preocupado”. Sobre um possível viés político, ela é enfática: “Com certeza. Tudo é político”.