O matemático, a carta e a ferradura – 15/07/2025 – Marcelo Viana

O matemático, a carta e a ferradura – 15/07/2025 – Marcelo Viana

O meu amigo Jair Koiller, professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, visivelmente orgulhoso, me fez chegar às mãos o último número da Notices, a revista mensal da Sociedade Americana de Matemática. Orgulho mais do que justificado, pois a revista estampa na capa artigo dele relatando uma descoberta recente, e muito surpreendente, sobre um episódio fulcral da história da matemática no Brasil.

Para entender, precisamos recuar no tempo, até o final da década de 1950, quando os jovens matemáticos brasileiros Elon Lages Lima e Maurício Peixoto, do recém-criado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), travaram conhecimento com o igualmente jovem norte-americano Steve Smale, professor da Universidade de Chicago.

A essa altura, Smale já era uma das mais brilhantes lideranças matemáticas de sua geração, especialista em topologia. Inspirado pelos avanços pioneiros que Maurício vinha obtendo em sistemas dinâmicos, ele começou a trabalhar também nessa área. Então os dois brasileiros o convidaram a visitar o Impa, o que ele fez ao final de 1959.

Talvez tenha sido o período mais profícuo de sua extraordinária carreira matemática. Durante os seis meses que passou com a família em Copacabana, Smale demonstrou a conjectura de Poincaré, um dos problemas mais importantes e famosos da matemática, em dimensão 5 ou maior. Por essa façanha, ele seria distinguido com a prestigiosa medalha Fields em 1966.

O problema, formulado por Henri Poincaré no início do século 20 e que já tinha sido atacado por vários excelentes matemáticos, sem sucesso, tem a ver com caracterizar matematicamente o que é uma esfera. Poincaré tinha em mente esferas de dimensão 3, mas a originalidade de Smale foi considerar a questão em dimensões maiores (onde deveria ser mais difícil!) e resolvê-la. O problema original de Poincaré só foi solucionado em 2003, pelo russo Grigory Perelman, e o caso de dimensão 4 ainda está aberto.

Como se não bastasse, durante esse período Smale fez outra descoberta matemática tão ou mais impactante do que a conjectura de Poincaré: ele encontrou um objeto matemático, a “ferradura”, que hoje está na base de toda a teoria dos sistemas dinâmicos.

Tudo começou com uma carta de 20 de fevereiro de 1960, em que o colega Norman Levinson chamava a atenção para trabalho em que mostrara que equações diferenciais podem ter um número infinito de soluções periódicas e que, de fato, isso acontece frequentemente. Esse resultado de Levinson ia totalmente contra a intuição de Smale e, pior ainda, contradizia frontalmente o seu primeiro trabalho em sistemas dinâmicos, que ele acabara de publicar.

Num esforço notável para resolver a sua perplexidade perante essa situação, Smale foi levado à descoberta da ferradura, que mudou os rumos da matemática no Brasil e no mundo. O relato do que se seguiu já entrou nos livros de história, merecidamente, inclusive porque suas repercussões extrapolaram a academia e alcançaram até o mundo da geopolítica.

Mas a carta, a fatídica carta de Levinson na origem de tudo, essa simplesmente desapareceu e há muito foi dada por perdida. Até que foi encontrada pelo Jair, no que ele chama “um golpe de sorte”. Não perca a semana que vem!


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como se candidatar

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como…

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). A…
Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…