Novo laptop da Huawei usa chip antigo – 23/06/2025 – Tec

Novo laptop da Huawei usa chip antigo – 23/06/2025 – Tec

O mais recente produto de computação da Huawei é alimentado por um chip fabricado com tecnologia de anos atrás, sugerindo que as sanções dos EUA ainda estão impedindo a China de desenvolver tecnologias de semicondutores de ponta.

O processador do MateBook Fold é construído com a tecnologia de 7 nanômetros da empresa SMIC (sigla para Semiconductor Manufacturing International Corporation), de acordo com a consultoria canadense TechInsights, empregando a mesma tecnologia de processo adotada no Mate 60 Pro que surpreendeu autoridades americanas há dois anos. A líder do setor, TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation), deve começar a produzir em massa chips de 2 nanômetros, que estão três gerações à frente dos de 7, ainda este ano.

O novo híbrido de notebook dobrável e tablet da empresa de Shenzhen, lançado em maio, roda seu sistema operacional desenvolvido internamente, o HarmonyOS. A Huawei tem gradualmente utilizado mais tecnologias e peças nacionais em seus dispositivos para se alinhar com a política de Pequim de reduzir a dependência do Ocidente, enquanto tenta desafiar empresas como Apple e Microsoft.

A China ainda pode enfrentar desafios significativos para garantir expertise em fabricação de chips de próxima geração após uma campanha multinacional liderada pelos EUA, que durou anos, cortar seu acesso a equipamentos e tecnologia de fabricação ocidentais avançados. A ASML foi impedida de vender suas máquinas de litografia ultravioleta extrema de última geração, necessárias para a fabricação de chips sofisticados de IA, para empresas chinesas.

“Isso provavelmente significa que a SMIC ainda não alcançou um nó equivalente a 5 nanômetros que possa ser produzido em escala”, disse a TechInsights em um comunicado. “Esta notícia aponta para o fato de que os controles tecnológicos impostos pelos EUA provavelmente continuam a impactar a capacidade da SMIC de alcançar os líderes atuais de fundição em nós mais avançados em chips para aplicações móveis, PCs e nuvem/IA.”

A Huawei chocou políticos americanos quando estreou pela primeira vez o chip de 7 nanômetros fabricado na China em 2023, mas parece ter feito pouco progresso na melhoria de suas capacidades de semicondutores desde então. A empresa chinesa conseguirá fabricar apenas 200 mil de seus chips de IA Ascend em 2025 devido aos controles de exportação, disse o Subsecretário de Comércio dos EUA, Jeffrey Kessler, em uma audiência no Congresso no início deste mês.

Os EUA veem a China como um rival-chave no campo da inteligência artificial, especialmente depois que a DeepSeek surgiu no cenário global no início de 2025. Além dos esforços para impedir que a China obtenha equipamentos avançados de fabricação de semicondutores, Washington está bloqueando empresas chinesas de adquirir chips de IA de alta performance da Nvidia para treinamento, citando preocupações com a segurança nacional. Pequim agora deposita suas esperanças na Huawei e na SMIC quando se trata de fabricação avançada de chips.

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, recentemente minimizou o impacto das restrições tecnológicas dos EUA sobre a China. Ele disse ao jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o People’s Daily, em uma entrevista, que não há necessidade de se preocupar, pois as empresas domésticas podem adotar meios como o empilhamento de chips para obter resultados semelhantes aos dos semicondutores mais avançados.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Piloto afunda aeronave no Araguaia e é resgatado por bombeiros. Vídeo

Piloto afunda aeronave no Araguaia e é resgatado por…

Goiânia – Um piloto afundou uma aeronave no Rio Araguaia, próximo ao Posto Operacional do Corpo de Bombeiros, na região de São…
Trump diz que espera acordo para Gaza dentro de uma semana | Mundo

Trump diz que espera acordo para Gaza dentro de…

“Nós vamos enviar a eles os Patriots, que eles precisam desesperadamente, porque Putin realmente surpreendeu muita gente. Ele fala de forma…
Rayssa Leal brilha em Brasília para ficar com título de etapa da SLS

Rayssa Leal brilha em Brasília para ficar com título…

Na primeira oportunidade na qual Brasília recebeu uma etapa da Liga Mundial de Skate Street (SLS), a maranhense Rayssa Leal mostrou…