Nova autópsia aproxima esperança de desfecho do caso Juliana Marins

Nova autópsia aproxima esperança de desfecho do caso Juliana Marins

  • Brasil
  • 03/07/2025
  • No Comment
  • 13

O caso da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que morreu após uma queda durante trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, ganhou um novo capítulo nessa quarta-feira (2/7), com a realização de uma nova autópsia pelo Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro do Rio de Janeiro.

O exame é visto pela família e pelo governo brasileiro como um passo importante para esclarecer as circunstâncias da morte da jovem. A expectativa é elucidar questões não respondidas pela necrópsia feita no país asiático.

A nova análise começou às 8h30 dessa terça e durou cerca de duas horas e meia. O procedimento foi conduzido por dois peritos da Polícia Civil, com a presença de um legista federal e de um representante da família. A médica legista particular Nelson Massini, contratada pelos parentes, também acompanhou o procedimento. O resultado deve sair em até sete dias.

A irmã de Juliana, Mariana Marins, acompanhou os trâmites no IML e agradeceu aos envolvidos. “Agradeço muito ao IML por essa parceria, por essa ajuda. Agradeço também ao PGE, à União, à Polícia Federal. Sem toda essa ajuda, sem toda essa comoção, a gente não teria conseguido trazer Juliana tão rápido para o Rio e realizar essa autópsia”, disse.

Confira vídeo:

Família denúncia negligência no resgate

O corpo de Juliana foi liberado do IML às 11h para a família. A jovem havia sido resgatada morta na Indonésia no fim de junho, após dias de buscas, e o translado para o Brasil foi viabilizado com apoio de autoridades brasileiras. A família denunciou falhas no resgate, afirmando que houve demora e negligência no atendimento à brasileira.

“Ela sofreu muita negligência nesse resgate. Então a gente vai continuar atrás. Meu pedido mais uma vez é: não esqueçam Juliana”, disse Mariana. “Apesar de o resgate não ter acontecido no tempo hábil para que Juliana saísse com vida, pelo menos ela está de volta ao Brasil”, acrescentou.

A irmã também destacou a importância do retorno do corpo. “Sei como é importante para todas as famílias quando há esse desfecho. Quando a pessoa fica desaparecida é muito ruim. É muito bom saber que Juliana está de volta para conseguirmos dar esse adeus digno a ela”, concluiu.

Agora, autoridades brasileiras aguardam os resultados da nova autópsia para definir os próximos passos nas investigações, caso ocorra algum desdobramento.

Velório

O velório de Juliana Marins está marcado para esta sexta-feira (4/7), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A cerimônia começará às 10h e será aberta ao público até o meio-dia.

Em seguida, o local será reservado para familiares e amigos. A cerimônia de despedida deve terminar às 15h, com a cremação do corpo.

10 imagensJuliana MarinsJuliana MarinsJuliana Marins Juliana Marins Juliana MarinsFechar modal.1 de 10

Juliana Marins

Reprodução/Instagram2 de 10

Juliana Marins

Reprodução/X3 de 10

Juliana Marins

Reprodução/Instagram4 de 10

Juliana Marins

Instagram/Reprodução5 de 10

Juliana Marins

Instagram/Reprodução6 de 10

Juliana Marins

Instagram/Reprodução7 de 10

Juliana Marins

Reprodução/X8 de 10

Juliana Marins

Rede social/Reprodução9 de 10

Juliana Marins

Reprodução/X10 de 10

Juliana Marins

Reprodução

Natural de Niterói (RJ), Juliana era publicitária e compartilhava diversas experiências em outros países nas suas redes sociais. Profissionalmente, atuou em empresas do Grupo Globo, Multishow e Canal Off, se formou em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez cursos de fotografia, roteiro e direção de cinema.

Juliana também era dançarina profissional de pole dance e costumava se apresentar artisticamente. Ela compartilhava os registros de suas performances nas redes.

Leia também
  • Brasil

    Detalhes do velório de Juliana Marins no Rio são revelados. Confira
  • Brasil

    À espera de laudo, irmã diz que Juliana Marins sofreu negligência
  • Mundo

    “Deus estava com ela o tempo todo”, diz pai de Juliana sobre acidente
  • Brasil

    Comissão aprova Lei Juliana Marins para custeio de translado de corpos

Por que uma nova autópsia foi feita

A nova autópsia foi solicitada pela família da vítima, representada pela DPU, que apontou inconsistências no atestado de óbito emitido pela Embaixada do Brasil em Jacarta. O documento se baseou em informações da autópsia feita pelas autoridades indonésias, mas não esclareceu com precisão o momento da morte de Juliana.

A principal dúvida gira em torno da possibilidade de omissão de socorro. Imagens de drones de turistas indicam que Juliana poderia ter sobrevivido por mais tempo após a queda durante a trilha.

A família acredita que ela tenha resistido por dias aguardando o resgate – hipótese que não foi confirmada pela necropsia feita na Indonésia. A depender dos resultados do novo exame, autoridades brasileiras poderão investigar eventuais responsabilidades civis ou criminais.

O que disse a primeira autópsia

A primeira autópsia no corpo de Juliana Marins foi realizada em um hospital na ilha de Bali, na Indonésia, logo após a remoção do corpo do Parque Nacional do Monte Rinjani, na quarta-feira (25/6). O procedimento foi conduzido na quinta-feira (26/6), e os resultados foram divulgados em uma entrevista coletiva no dia seguinte (27/6).

Segundo o médico legista responsável, Ida Bagus Putu Alit, Juliana morreu em decorrência de múltiplas fraturas e lesões internas provocadas por um forte impacto.

“Os indícios mostram que a morte foi quase imediata. Por quê? Devido à extensão dos ferimentos, fraturas múltiplas, lesões internas – praticamente em todo o corpo, incluindo órgãos internos do tórax. [Ela sobreviveu por] menos de 20 minutos”, afirmou ele. O legista também descartou a hipótese de hipotermia.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Especialista explica processo de Mumuzinho contra ex por pensão

Especialista explica processo de Mumuzinho contra ex por pensão

Mumuzinho entrou com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro pedindo detalhes sobre os gastos da pensão alimentícia paga ao…
Prefeitura de Santa Helena – SC oferece mensais de até R$ 5.068

Prefeitura de Santa Helena – SC oferece mensais de…

Foi divulgado o edital nº 006/2025 de mais um processo seletivo da Prefeitura de Santa Helena, no estado de Santa Catarina.…
UTC Internacional Abre Vagas Para Profissionais Offshore: Saiba Onde Comparecer

UTC Internacional Abre Vagas Para Profissionais Offshore: Saiba Onde…

Para proporcionar as melhores experiências, utilizamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias…