
Netanyahu afirma que Hamas é obstáculo para trégua em Gaza
- Internacional
- 25/07/2025
- No Comment
- 17
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, culpou nesta sexta-feira (25) o grupo terrorista Hamas pelo bloqueio nas negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e garantiu que está, junto com os Estados Unidos, “considerando outras opções”.
“O enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, estava certo. O Hamas é o obstáculo para um acordo de libertação de reféns. Agora estamos considerando opções alternativas para trazer nossos reféns para casa, acabar com o regime terrorista do Hamas e garantir uma paz duradoura para Israel e nossa região”, diz o comunicado divulgado pelo gabinete do premiê.
As declarações de Netanyahu foram divulgadas após as frustrações das primeiras conversas para um cessar-fogo, em Doha.
Horas após, Witkoff anunciou que os Estados Unidos estavam se retirando da conversa por uma “falta de vontade” do Hamas em conseguir uma trégua em Gaza.
“Decidimos trazer nossa equipe de volta de Doha para consultas após a última resposta do Hamas, que demonstra claramente sua falta de vontade de chegar a um cessar-fogo em Gaza”, anunciou Witkoff em sua conta no X, na última quinta-feira.
Os terroristas, por sua vez, mostraram-se “surpresos” com as palavras de Witkoff e reafirmaram “seu compromisso de completar as negociações e participar delas de forma a contribuir para superar os obstáculos e alcançar um acordo de cessar-fogo permanente”, em um comunicado publicado nas últimas horas.