Não existe azeite barato. Não seja trouxa – 25/09/2024 – Cozinha Bruta

Não existe azeite barato. Não seja trouxa – 25/09/2024 – Cozinha Bruta

Tem um hortifruti, aqui na rua de baixo, que eu frequento bastante. Um dos motivos são os ótimos preços do vinho e do azeite.

Ótimos, é claro, relativamente.

Nos últimos anos, o preço do vinho saltou junto com a cotação do dólar. Mais recentemente, foi o azeite que disparou. O clima escaldante e seco fulminou a safra espanhola (quem diria?), e a demanda por azeite ficou muito maior do que a oferta.

Nesse hortifruti, o preço dos azeites comuns vai de trinta e muitos a quarenta e poucos reais, na garrafa de meio litro. Mas volta e meia aparece um pássaro exótico entre os pardais.

Outro dia surgiu uma marca de que eu nunca ouvira falar, supostamente portuguesa, que custava R$ 28. O povo do bairro, em frenesi, esvaziou a gôndola em apenas um dia.

Galera, vou repetir o título deste artigo: azeite barato não existe. É golpe. Não existe mágica nem milagre. Não banquem os otários tentando ser espertalhões.

Como acontece com demasiada frequência, a Anvisa proibiu nesta semana a venda de duas marcas de, que venham as aspas, “azeite”. A agência alega que os óleos eram distribuídos por “empresas desconhecidas”.

Funciona assim: os golpistas falsificam (usam óleo comum em vez de azeite) ou adulteram (misturam outros óleos ao azeite) o produto em galpões que toda hora são descobertos em blitze da polícia ou autoridades sanitárias. Curiosamente, a notícia dessas operações costuma vazar, dando tempo para os malacos abandonarem a cena do crime.

Aí os falsários somem por um tempinho, mas logo retornam com outra marca e outro CNPJ.

Falsificar azeite é fácil demais, é um risco que os criminosos topam correr para faturar alto. Comprar “azeite” baratinho é cair no golpe.

Mais difícil se livrar dele quando o comprador da falcatrua é um dono de restaurante que usa o óleo ruim para cozinhar e até o coloca na mesa, reutilizando frascos de marcas honestas.

Acontece. E não acontece pouco. Mas é ainda mais difícil enquadrar esses malandros.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Relatório aponta aumento do racismo no futebol em 2023 – 26/09/2024 – Esporte

Relatório aponta aumento do racismo no futebol em 2023…

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) a décima edição do Relatório da Discriminação Racial no Futebol.…
Eleições municipais não terão voto em trânsito

Eleições municipais não terão voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A…
Homem é preso ao transportar fuzil e munições na ponte Rio-Niterói

Homem é preso ao transportar fuzil e munições na…

Um homem, cujo nome não foi divulgado, foi preso na noite da última quinta-feira (25) enquanto transportava um fuzil na ponte…