Nando Reis reflete sobre alcoolismo: “Já estive em estado lastimável”

Nando Reis reflete sobre alcoolismo: “Já estive em estado lastimável”

Aos 62 anos, Nando Reis falou abertamente sobre sua relação com o alcoolismo durante entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, exibido nessa sexta-feira (20/6). Sóbrio há quase nove anos, o cantor revelou ser membro dos Alcoólicos Anônimos e destacou como o negacionismo dificultou seu processo de recuperação.

Assista ao vídeo:

 

“O alcoolismo, a doença que eu sofro, é estigmatizada. Existe preconceito, falta de informação. Eu me sinto seguro para falar disso hoje. Em inúmeras ocasiões, já me apresentei em estado lastimável. Fui identificado com isso e também fiquei estigmatizado”, declarou Nando, em conversa com a apresentadora Cissa Guimarães.

Leia também
  • Fábia Oliveira

    Nando Reis desabafa sobre dependência química: “Relações arruinadas”
  • Fábia Oliveira

    Nando Reis abre o coração sobre vício em drogas após 1º disco sóbrio
  • Celebridades

    Nando Reis escancara desentendimento com Roberto Carlos
  • Fábia Oliveira

    Nando Reis relembra “treta” com Roberto Carlos: “Detestou”

Ele afirmou que decidiu expor o problema por acreditar que o silêncio alimenta a ignorância sobre o tema. “Já abri meu anonimato. Escrevi músicas sobre isso. Falo nos shows. É uma comoção. As pessoas fingem que o problema não existe. E negacionismo é péssimo. Enquanto neguei que sofria, não consegui sair. Sofri muito. Fiz sofrer. Não quero isso para ninguém.”

O músico também criticou o glamour que muitas vezes envolve o consumo de álcool. “Não é falta de força de vontade. É uma doença como qualquer outra. Se alguém tem diabetes e não pode comer chocolate, eu não posso beber. Mas a bebida tem esse glamour. E eu mesmo glamourizei.”

Cantor está sóbrio há quase nove anos e avalia que fase de negacionismo da doença foi um problema

Apesar dos impactos em sua vida pessoal, Nando garantiu que o comprometimento com o trabalho sempre esteve presente. “Mesmo durante os 40 anos de doideira, eu nunca gravei um disco bêbado. A lucidez é essencial para fazer escolhas. O sucesso vem do esforço. Não sou um gênio. Eu trabalho, trabalho, trabalho. Às vezes dá certo. Às vezes, não.”

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025 – Mundo

EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025…

Os Estados Unidos e Israel reconvocaram para consultas nesta quinta-feira (24) seus negociadores que trabalhavam para tentar chegar a um cessar-fogo…
Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi da Liga das Nações

Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi…

A seleção brasileira feminina de vôlei assegurou a classificação às semifinais da Ligas das Nações e ficou mais perto do título…
General diz que plano de morte foi pensamento digitalizado – 24/07/2025 – Poder

General diz que plano de morte foi pensamento digitalizado…

O general da reserva Mário Fernandes afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (24) que o arquivo “Punhal Verde e…