Morre José Ornellas de Souza Filho aos 103 anos – 28/06/2025 – Poder

Morre José Ornellas de Souza Filho aos 103 anos – 28/06/2025 – Poder

Morreu, neste sábado (28), aos 103 anos, José Ornellas de Souza Filho, que foi governador do Distrito Federal de 1982 a 1985.

Nascido no Rio de Janeiro, Ornellas foi oficial do Exército e chegou a Brasília, no início dos anos 1970, para um trabalho provisório, na Subsecretaria de Educação do Ministério da Educação e Cultura. Em seguida, trabalhou na Telebrás.

Na política, foi escolhido pelo presidente João Figueiredo, o último da ditadura militar, como governador do Distrito Federal. Na década de 1980, o presidente José Sarney exonerou Ornellas, que se filiou ao PL, concorrendo à Câmara Legislativa. Foi eleito deputado distrital, exercendo o mandato de 1991 a 1995.

Durante o seu mandato no Governo do DF, Zé Ornellas, como era conhecido, teve marcas na infraestrutura da capital federal, como a criação da Vila São José, em Brazlândia, e a urbanização de Planaltina.

Em 1993, Ornellas assumiu a Secretaria Indústria, Comércio e Desenvolvimento, no governo de Joaquim Roriz. Concorreu à reeleição em 1994, mas não teve êxito.

Foi casado com Zely Ornellas, com quem teve dois filhos. O atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), decretou luto oficial por três dias.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Roma lança camisa com detalhes em verde e amarelo

Roma lança camisa com detalhes em verde e amarelo

Nova peita A nova camisa reforça a identidade visual da Roma e homenageia os elementos culturais da Cidade Eterna Publicado em:…
EUA acusam agro brasileiro de desmatamento ilegal

EUA acusam agro brasileiro de desmatamento ilegal

O governo dos Estados Unidos acusa o agronegócio brasileiro de se beneficiar de práticas comerciais desleais, entre elas o desmatamento ilegal.…
Leo Lins debocha de processo e faz piada sobre a morte de Preta Gil

Leo Lins debocha de processo e faz piada sobre…

Leo Lins teria feito uma nova piada sobre Preta Gil horas após a confirmação da morte da cantora. Em apresentação em…