Morango do amor barato demais? Cuidado: pode ser golpe – 28/07/2025 – Tec

Morango do amor barato demais? Cuidado: pode ser golpe – 28/07/2025 – Tec

A nova tendência do morango do amor, envolto em brigadeiro branco e calda de açúcar com corante vermelho, tem chamado a atenção das pessoas pela aparência deliciosa —mas muitos se desanimam pelo preço salgado. Criminosos virtuais se aproveitam da oportunidade para oferecer um preço abaixo do mercado para produtos que nunca vão chegar ao cliente.

No golpe mais comum, um site falso de entregas finge vender 3 morangos do amor por R$ 19,90; 6 por R$ 29,90; 8 por R$ 36,90; e 12 por R$ 49,90. Todos os pacotes aparecem como se estivessem em “promoção por tempo limitado”, com um cronômetro que induz o consumidor a agir rápido.

A entrega é anunciada como gratuita, e o site afirma atender todos os estados do país. Para aumentar a credibilidade, a página exibe comentários de supostos compradores satisfeitos —acompanhados de fotos de morangos bem produzidos, que, na verdade, foram retiradas de outras pessoas nas redes sociais, sem autorização.

Ao clicar para comprar, o usuário é direcionado para um QR Code de Pix. Na hora do pagamento, o nome do destinatário aparece como “Transação Segura”, o que dá uma falsa sensação de segurança. Mesmo depois que a vítima pagou, a página continua carregando, como se o pedido ainda estivesse sendo processado —mas nada chega. O cliente não recebe confirmação, nem produto, e tampouco consegue contato com a loja.

Há muitos sites com essa mesma estrutura, mas com nomes e logotipos diferentes. Uma das versões é a chamada Doceria Supreme, que chegou a criar um perfil no Instagram aparentemente voltado apenas ao golpe. A conta começou a publicar fotos há poucos dias, vende só o morango do amor e inclui o link fraudulento na biografia.

Procurada, a Meta diz que atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas na plataforma. “Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”, afirma.

Outros perfis vão além e fingem ser confeitarias legítimas. É o caso da Phamela Gourmet, que foi vítima de mais de 15 contas falsas que usam seu nome, foto de perfil e pequenas variações no nome de usuário para enganar o consumidor.

O perfil original (@phamela_gourmet) tem mais de 4.000 publicações feitas desde 2019, o que ajuda a diferenciá-lo dos fakes, que costumam ter poucos posts e são recentes. A confeitaria está localizada na cidade de Água Fria (PB), com uma filial no bairro de Manaíra, na capital João Pessoa. Seu link oficial para entregas é diferente do usado pelos golpistas e não atende regiões muito distantes dessas localidades.

Em nota fixada no feed, a empresa pede que os clientes denunciem as contas falsas: “Não realizamos vendas por outras contas. Já estamos tomando providências legais”.

Procurada, a confeitaria preferiu não se manifestar à Folha. Nos stories, afirma que seus canais de atendimento estão sobrecarregados tanto pela alta demanda de pedidos quanto pelo volume de mensagens de vítimas do golpe.

O site Reclame Aqui, que reúne queixas de consumidores, já possui 36 reclamações contra a Phamela Gourmet —todas da última semana— de vítimas que dizem não ter recebido o pedido pago.

“Caí no golpe do morango do amor numa postagem do Instagram. Deu água na boca de ver os morangos, mas na verdade foi meu dinheiro que foi por água abaixo”, publicou um consumidor de Eldorado do Sul (RS).

Outra vítima, de Salvador (BA), reclama na plataforma que fez o pedido no horário das 14h45 e foi informada que o morango chegaria no prazo máximo de 40 a 50 minutos. “Já são 18h27 da noite e, até agora, o meu pedido não chegou”, conta.

Segundo especialistas em segurança digital, golpes como o do morango do amor se aproveitam da popularidade repentina de um produto e da ansiedade dos consumidores. A promessa de entrega rápida, os preços muito abaixo da média e a urgência imposta pelos sites —como promoções com “tempo limitado”— são características comuns de fraudes desse tipo.

Para evitar prejuízos, o ideal é seguir algumas recomendações:

  • Desconfie de preços muito baixos, especialmente se o produto estiver em alta demanda;
  • Evite clicar em links recebidos por mensagens ou postagens patrocinadas. Procure o perfil oficial da loja e confirme se ele está ativo há mais tempo, com interações reais;
  • Não confie em nomes genéricos no momento do Pix, como o caso da “Transação Segura”. Perfis legítimos geralmente têm nomes compatíveis com a marca;
  • Verifique se há canais de atendimento visíveis no perfil de vendas;
  • Não confie apenas em comentários positivos com fotos bonitas. Criminosos costumam roubar imagens reais de outras pessoas para dar aparência de legitimidade aos perfis;
  • Tenha cuidado ao compartilhar fotos dos doces nas redes sociais. Golpistas podem usar seu conteúdo para forjar depoimentos falsos;
  • Ative a verificação em duas etapas nas contas e mantenha o antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos;
  • Em caso de dúvida, busque informações diretamente com a loja.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Brasil busca alternativas ao diesel russo; pressão dos EUA cresce

Brasil busca alternativas ao diesel russo; pressão dos EUA…

Importadores brasileiros de óleo diesel estão começando a buscar alternativas para substituir o diesel russo devido à pressão dos Estados Unidos…
Prouni do 2º semestre: resultado da segunda chamada é divulgado; veja como consultá-lo | Educação

Prouni do 2º semestre: resultado da segunda chamada é…

Sisu e Prouni: Não. O aluno até pode se inscrever nos dois programas, mas precisará escolher apenas um ao efetivar a…
Quem é mulher apontada como pivô da separação de Carlinhos Maia

Quem é mulher apontada como pivô da separação de…

Carlinhos Maia e Lucas Guimarães anunciaram o fim do relacionamento no último sábado (26/7), encerrando uma história de 15 anos juntos.…