Moraes arquiva inquérito sobre participação de Ibaneis no 8 de janeiro – 05/03/2025 – Poder

Moraes arquiva inquérito sobre participação de Ibaneis no 8 de janeiro – 05/03/2025 – Poder

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes arquivou o inquérito que investigava o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por suposto envolvimento com os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O procurador-geral Paulo Gonet tinha pedido o arquivamento especificamente em relação a Ibaneis, que inicialmente era investigado por suspeita de omissão ou falhas que tenham contribuído para a invasão da praça dos Três Poderes.

A decisão do ministro foi assinada na sexta-feira (28).

Antes do arquivamento, o governador teve o notebook, HD externo e celulares apreendidos na investigação. O relatório da Polícia Federal descreveu a atuação de Ibaneis Rocha nos dias 7 e 8 de janeiro de 2023, e concluiu não haver atos que indicassem o envolvimento dele com os manifestantes.

Durante a investigação, ele foi afastado temporariamente do cargo por mais de dois meses por ordem de Moraes. O governador entregou voluntariamente dois celulares para a perícia da PF. Nos aparelhos, foram encontradas cópias de documentos repudiando os ataques e pedindo apoio da Força Nacional para a proteção da praça dos Três Poderes.

Foram identificadas 36 ligações nos dias 7 e 8 de janeiro de 2023 que indicavam interlocução com autoridades policiais.

A Polícia Federal também não encontrou indícios de dados apagados nos celulares de Ibaneis. “Concluiu inexistirem atos de Ibaneis Rocha Barros Júnior em ‘mudar planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do Governo Federal ou mesmo impedir a repressão do avanço dos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão'”, aponta o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) atendido por Moraes.

Em depoimento, Ibaneis relatou que seguiu o protocolo de segurança. Disse que as informações que recebeu da Polícia Militar do Distrito Federal eram de que a manifestação era pacífica e que, assim que soube do tumulto, pediu apoio do Exército e a exoneração de Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública do DF, por quebra de confiança.

Moraes ressaltou a intensa investigação. Segundo o pedido da PGR, Ibaneis foi investigado até o “esgotamento de linhas investigatórias idôneas”.

Anderson Torres, Fernando de Sousa Oliveira e Fábio Augusto Vieira foram denunciados. Eles estavam sendo investigados no mesmo inquérito que citava Ibaneis.

Em rede social, o governador disse estar “muito feliz com essa notícia”. “Reforço a confiança na Justiça. Ela às vezes demora, mas não falha. Sou brasiliense, advogado e o primeiro governador nascido em Brasília. Tenho certeza de que sempre cuidei e sempre cuidarei da minha cidade, que tanto amo. Defenderei sempre a democracia.”

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

STJ mantém multa contra casal que não vacinou filha contra a covid-19

STJ mantém multa contra casal que não vacinou filha…

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão da justiça do Paraná que multou em três salários mínimos um…
Lei Orçamentária zera recurso previsto para fomentar ensino integral

Lei Orçamentária zera recurso previsto para fomentar ensino integral

O Congresso Nacional desidratou o dinheiro previsto para o programa Escola em Tempo Integral ao votar a Lei Orçamentária Anual nesta…
Prefeitura de Jaguaruna – SC está com edital de seletivo aberto

Prefeitura de Jaguaruna – SC está com edital de…

Está no ar o processo seletivo Prefeitura de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, que anunciou o edital nº 008/2025, com…