‘Mini-COP dos oceanos’ termina com avanços tímidos – 13/06/2025 – Ambiente

‘Mini-COP dos oceanos’ termina com avanços tímidos – 13/06/2025 – Ambiente

A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (Unoc3) terminou nesta sexta-feira (13), em Nice, no sul da França, anunciando um êxito diplomático —a promessa da ratificação, em setembro, de um tratado internacional sobre a proteção da biodiversidade em alto-mar—, mas com poucos avanços na luta contra a poluição dos oceanos.

O enviado especial do governo francês para a conferência, Olivier Poivre d’Arvor, anunciou que 56 países já ratificaram e 14 já se comprometeram a ratificar o Tratado de Biodiversidade Além da Jurisdição Nacional, conhecido como Tratado BBNJ (da sigla em inglês) ou Tratado sobre o Alto-Mar.

Adotado pelas Nações Unidas em 2023, ele precisa do aval de pelo menos 60 países até setembro para entrar em vigor em janeiro de 2026.

O Brasil assinou o tratado em 2023, mas é preciso que o Senado o aprove até setembro para que seja ratificado.

O tratado, como o nome indica, estende a preservação e o uso sustentável da biodiversidade marinha a regiões do oceano que não estão sob a jurisdição de nenhum país específico.

“Cinquenta por cento da superfície do planeta, ou seja, 64% dos nossos mares, depois de séculos de exploração predatória anárquica e livre, serão enfim governados”, saudou Poivre d’Arvor.

O diplomata francês também anunciou que os presidentes Lula, do Brasil, e Emmanuel Macron, da França, acertaram que haverá “um grande momento dos oceanos” durante a COP30, a cúpula que discutirá as mudanças climáticas em novembro, em Belém. Poivre d’Arvor não deu maiores detalhes sobre como seria esse evento.

Durante a conferência, as áreas marinhas protegidas do planeta aumentaram de 8,4% para um pouco mais de 10%, segundo os organizadores, graças a compromissos assumidos por 14 países. Esse total ainda está distante do objetivo de 30% até 2030, estabelecido em 2022 por um pacto chamado Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.

“O Brasil está comprometido com a proteção de 30% dos nossos ecossistemas marinhos, na forma de unidades de conservação”, disse à Folha durante o evento a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“Estamos fazendo o nosso planejamento espacial marinho e ampliando cada vez mais programas, como é o caso do ProManguezal e, ao mesmo tempo, o ProCoral, que ajuda na restauração e proteção dos nossos recifes de corais, que estão muito afetados pela mudança do clima”, acrescentou.

Costa Rica, Equador e Colômbia anunciaram a criação de uma área marinha protegida transnacional em alto-mar. A Dinamarca proibiu totalmente a pesca de arrasto em suas águas nacionais. A França se comprometeu a proteger 78% de sua zona econômica exclusiva, o espaço marítimo sob sua jurisdição. São avanços pontuais, que não escondem a dificuldade em obter consenso sobre a urgência de proteger os oceanos.

Os EUA de Donald Trump, notoriamente opostos às iniciativas ambientais que representem entrave à exploração econômica de recursos naturais, não enviaram nem sequer observadores à conferência. Entidades ambientalistas lamentaram a ausência, na declaração final, de uma condenação firme da exploração de energias fósseis no fundo do mar.

A conferência de Nice foi uma espécie de “mini-COP”. Trabalha-se na organização de uma verdadeira COP dos Oceanos, no ano que vem, possivelmente em Nova York.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…