
Michelle e Nikolas alcançam mais engajamento que Bolsonaro – 01/07/2025 – Poder
- Política
- 02/07/2025
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O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ultrapassou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na medição de engajamento a cada publicação nas redes sociais. O ranking é liderado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), personalidade política com as postagens que mais geram reações na internet, segundo dados da consultoria Bites levantados a pedido da Folha.
Em 2025, cada publicação da dupla provoca, em média, mais interações do que o conteúdo publicado pelo ex-mandatário. No caso de Michelle, os comentários, curtidas e compartilhamentos são mais do que o dobro dos recebidos pelo marido. No caso do deputado, o índice é 40% superior ao de Bolsonaro.
Na esquerda, o cenário é parecido. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, obtém mais reações a cada postagem do que seu marido, o presidente Lula (PT). O petista, conhecido por ser avesso ao uso do celular e de redes sociais, também produz menos interações do que a deputada Erika Hilton (PSOL-SP).
Os dados da Bites se referem a publicações feitas de 1º de janeiro a 30 de maio no Facebook, no Instagram, no YouTube, no X e no TikTok. Os stories do Instagram, publicações que desaparecem depois de 24 horas, não entram no cálculo, já que os números não são públicos. Contam como interações as curtidas, os comentários e a repostagem do conteúdo por outros usuários, o que aumenta o alcance da informação.
Cotada para disputar a Presidência no lugar do marido, que está inelegível, Michelle é a personalidade política que gera maior engajamento por postagem, de acordo com o levantamento da Bites. Cada publicação dela nas redes gera, em média, 191,8 mil reações. As de Bolsonaro provocam 94 mil, em média.
Michelle não figura entre os políticos com maior engajamento total (somadas todas as interações de todas as publicações) porque fez menos postagens: foram 81 no período analisado, com 15,5 milhões reações no total. O ex-presidente, que é a figura política com maior número de seguidores no país, postou 2.841 vezes no período e alcançou 267 milhões de interações.
Outra diferença é que a ex-primeira-dama concentra sua atuação no Instagram, com 7,1 milhões de seguidores, mas não mantém perfis ativos nas demais plataformas —com exceção do YouTube, onde uma conta em seu nome não recebe vídeos há dois anos.
Nikolas, deputado mais votado na eleição passada, tem 131,5 mil reações por publicação, em média, de acordo com a Bites —o que o torna o segundo político com maior engajamento. No total, as 1.511 publicações feitas por ele no período atingiram 198,7 milhões de respostas.
O deputado ganhou destaque com vídeos que afetaram a popularidade de Lula e fizeram o governo recuar em medidas como a portaria da Receita que ampliava a fiscalização sobre o Pix para detectar casos de lavagem de dinheiro. Ele acusou o petista de querer usar a medida para cobrar mais impostos.
O vídeo alcançou mais de 300 milhões de visualizações e o fez ultrapassar o presidente da República em número de seguidores no Instagram. A publicação não foi a única a viralizar. Desde janeiro, 29 dos 49 vídeos publicados por ele na plataforma foram vistos mais de 10 milhões de vezes, de acordo com levantamento da Folha. O menos assistido chegou a 2,8 milhões de reproduções.
Para comparação, Bolsonaro publicou 348 vídeos em seu feed do Instagram neste ano, e apenas 19 ultrapassaram a marca de 10 milhões de visualizações. Uma propaganda do capacete de moto que ele lançou foi vista apenas 71 mil vezes, apesar de ele ter 27 milhões de seguidores.
O diretor técnico da Bites, André Eler, afirma que Michelle e Nikolas têm uma capacidade maior que Bolsonaro de mover as redes em eventos específicos. A ex-primeira-dama, por um engajamento das mulheres e do público evangélico a seus conteúdos, e o deputado, por ter um material mais engraçado e mais contundente nos ataques ao governo.
Isso não significa, segundo Eler, que eles se tornaram lideranças maiores do que o ex-presidente. “A maior liderança digital certamente era o Bolsonaro e eu diria que ainda é o Bolsonaro por causa dessa consistência, de se manter no topo o tempo inteiro”, diz.
Um dos motivos para o maior engajamento por post de Michelle e Nikolas, segundo o diretor da Bites, é que ambos têm conteúdos mais focados. “O Bolsonaro precisa ter uma frequência maior do que a dos dois nos conteúdos. Ele está comentando tudo o tempo todo. Eles falam menos, em assuntos mais específicos”, afirma.
Por outro lado, de acordo os dados, o ex-presidente tem perdido engajamento desde que deixou o governo. Em 2022, ano em que disputou a reeleição (o que eleva a métrica), cada publicação recebia, em média, 153 mil interações. O número caiu a 121 mil em 2023 e 94 mil agora.
Já Michelle gera muita atenção e lidera esse ranking desde 2022, mas com menos publicações. Nikolas vem crescendo sistematicamente e, este ano, conseguiu ultrapassar Bolsonaro.
Outro nome com forte engajamento é o deputado federal Fábio Teruel (MDB-SP), cantor e radialista gospel que é o político com maior número de seguidores no YouTube. Ele costuma usar a plataforma para divulgar orações e mensagens religiosas e pouco trata de política.
Nesta semana, foi alvo de críticas por mandar uma emenda parlamentar para asfaltar as ruas do condomínio de luxo onde mora.
Já a esquerda possui três políticos no top 10: Janja (média de 59,1 mil reações por publicação), a deputada Erika Hilton (44,3 mil) e Lula (43,3 mil).
Tal como Michelle, Janja concentra sua atuação em menos plataformas e fez um número de publicações bem menor (79) do que o do marido (1.989), cujos perfis são geridos pelo governo. Ela publica no Instagram e no TikTok e parou de escrever em agosto no X —meses antes de xingar, em um evento público, o dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.
Os outros três políticos que completam o ranking são de direita: o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), o deputado André Fernandes (PL-CE) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).