Mensagem contra genocídio em Gaza é projetada em balão olímpico de Paris – 26/07/2025 – Esporte

Mensagem contra genocídio em Gaza é projetada em balão olímpico de Paris – 26/07/2025 – Esporte

O público que assistia à subida do balão com a chama olímpica neste sábado (26) em Paris foi surpreendido com uma projeção com laser: “Parem o genocídio em Gaza“. O protesto foi reivindicado pela ONG Anistia Internacional, em um post na rede X.

A Folha acompanhou a detenção de um suspeito de ter feito a projeção, um homem magro e calvo, usando camiseta preta e calça jeans. Ele se identificou à reportagem como Thomas. A polícia não permitiu que ele fosse entrevistado.

O homem saiu discretamente do hotel Régina, na rua de Rivoli, com uma mochila a tiracolo, uma pasta na mão e uma mala de rodinhas, em direção ao Jardim das Tulherias, de onde sobe o balão. Aparentemente ele fez a projeção de um balcão no andar superior do hotel.

No jardim, foi abordado por policiais, que o trouxeram de volta ao hotel. Ele foi obrigado a abrir a mala, de onde tirou uma caixa de papelão onde era possível ver o que pareciam ser cabos elétricos. Depois, foi levado em uma viatura policial, sob aplausos de alguns passantes.

“Nesta noite, realizamos uma projeção muito especial na pira olímpica”, diz o post da Anistia Internacional. “O objetivo? Relembrar que a França tem uma responsabilidade. Ela deve fazer respeitar o direito internacional. Emmanuel Macron, aja para pôr fim à impunidade de Israel“, acrescenta o texto.

Na semana passada, o presidente Macron anunciou que a França vai reconhecer em setembro o Estado da Palestina. Defensores da causa palestina acusam Macron de fazer pouco para impedir o que consideram um genocídio cometido por Israel em Gaza.

O balão com a chama olímpica foi uma das novidades mais populares da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, há exatamente um ano. Por isso, os organizadores decidiram reencenar o evento todos os anos, nos meses de julho e agosto, até a próxima edição, em Los Angeles, em 2028.

A projeção durou cerca de 12 minutos e deixou perplexo o público, que não sabia se era uma mensagem oficial da organização dos Jogos ou não. O movimento olímpico, porém, coíbe manifestações políticas em seus eventos.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Expor tristeza nas redes sociais ajuda ou atrapalha a saúde mental?

Expor tristeza nas redes sociais ajuda ou atrapalha a…

A exposição da própria tristeza nas redes sociais é um fenômeno cada vez mais comum. Para algumas pessoas, falar sobre o…
Arsenal anuncia a contratação do atacante sueco Viktor Gyökeres, ex-Sporting

Arsenal anuncia a contratação do atacante sueco Viktor Gyökeres,…

MERCADO DA BOLA Na última temporada, o jogador fez incríveis 54 gols nos 52 jogos que disputou pelo clube português Publicado…
Trump prepara nova base legal para taxar Brasil, diz agência

Trump prepara nova base legal para taxar Brasil, diz…

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preparando uma declaração de emergência como nova base legal para impor…