Meningite: Saúde amplia proteção para bebês de 1 ano – 29/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

Meningite: Saúde amplia proteção para bebês de 1 ano – 29/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 29/06/2025
  • No Comment
  • 28

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica ACWY no SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças de 1 ano.

O esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos 12 meses. A partir desta terça (1º), esse reforço passará a ser feito com a vacina ACWY, que oferece proteção ampliada contra os sorogrupos da bactéria causadora da meningite.

Crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.

No ano passado, o Ministério da Saúde lançou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, elaboradas em parceria com a sociedade civil e com organismos nacionais e internacionais. O documento está alinhado ao esforço global conduzido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o combate à meningite bacteriana.

No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.

O Brasil registra em 2025, até o momento, 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana e 1.584 do tipo viral, além outras 1.091 por causas ou tipos não identificados.

Outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, penta e pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais.

No Brasil, a doença é endêmica. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e no inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Em geral, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre por via fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…
Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Sobre a Autoglass: A Autoglass é um Grupo brasileiro que acredita no poder da inovação e da tecnologia para transformar negócios,…