Médico analisa os impactos emocionais da morte de Diogo Jota e André Silva: ‘Adoecer o corpo’

Médico analisa os impactos emocionais da morte de Diogo Jota e André Silva: ‘Adoecer o corpo’

Na última quinta-feira, 3, Diogo Jota e André Silva morreram após sofrerem um acidente em uma rodovia na região de Sanabria, na Espanha

Na última quinta-feira, 3, a família de Diogo Jota (28) e André Silva (26) foi informada de que os irmãos morreram após um acidente automobilístico na Espanha. Os jogadores dos times Liverpool e Penafiel, respectivamente, estavam no quilômetro 65 da rodovia A-52, na região de Sanabria, província de Zamora, quando o veículo saiu da pista e pegou fogo. Durante uma ultrapassagem, um dos pneus estourou e os dois morreram no local do acidente.

Em entrevista à CARAS BrasilDr. José Fernandes Vilas explica que a perda repentina de dois membros da mesma família em um acidente traumático representa um dos eventos mais devastadores que alguém pode viver. “O impacto emocional é profundo e imediato, podendo desencadear reações intensas como choque, negação, desespero e uma sensação de irrealidade“, diz.

A dor se multiplica pela magnitude da perda e pelo simbolismo afetivo envolvido — perder dois filhos, dois irmãos, duas referências afetivas ao mesmo tempo. Isso pode comprometer tanto o equilíbrio emocional quanto a estabilidade física dos familiares, afetando sono, apetite, imunidade, pressão arterial e até o funcionamento neurológico“, acrescenta.

O psiquiatra ainda destaca que o luto duplo, vivido de forma abrupta, eleva consideravelmente o risco de desenvolver quadros como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), depressão maior, crises de ansiedade, sintomas psicossomáticos e até doenças cardiovasculares: “Há um termo chamado ‘transtorno prolongado de luto’ (segundo o DSM-5-TR), no qual a dor permanece cronicamente intensa por mais de um ano, dificultando o retorno à funcionalidade básica“.

Além disso, o corpo sofre: o estresse constante pode levar a alterações hormonais, inflamatórias e imunológicas, aumentando a vulnerabilidade a infecções e doenças autoimunes. O luto, quando não acolhido adequadamente, pode literalmente adoecer o corpo“, reforça.

Leia também: Tragédia! Jogador Diogo Jota morre em grave acidente de carro com o irmão

Fonte Original do Artigo: caras.com.br

Postagens Relacionadas

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…
Exposição Alumbramento abre Festival Latinidades em Brasília

Exposição Alumbramento abre Festival Latinidades em Brasília

A exposição Alumbramento, instalada no Museu Nacional da República, no centro de Brasília, deu a largada, nesta quarta-feira (23), para as inúmeras…