Matemáticos em Roma – 24/06/2025 – Marcelo Viana

Matemáticos em Roma – 24/06/2025 – Marcelo Viana

Nesta segunda-feira (23), a embaixada brasileira em Roma, localizada na belíssima Piazza Navona, foi palco de um evento sobre a colaboração Brasil-Itália em matemática. Na ocasião, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Istituto Nazionale di Alta Matematica (INdAM) assinaram um acordo bilateral para fomentar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes dos dois países.

A colaboração bilateral remonta aos anos 1940-50, quando destacados matemáticos italianos passaram longos períodos no Brasil, ajudando a lançar algumas de nossas instituições mais importantes, como o Instituto de Matemática e Estatística da USP. Hoje, a Itália é um de nossos principais parceiros na área.

A circunstância me levou a pensar na singular posição da matemática na antiguidade romana. Singular pela ausência: em quase um milênio, o império mais notável que o mundo já viu nunca produziu um matemático nativo digno de nota. Quem chegou mais perto foi Boécio (480 – 524), mas os seus trabalhos são meras traduções (ruins) de obras gregas. O contraste com os vizinhos gregos não poderia ser mais chocante.

Esse fato é surpreendente: excelentes arquitetos, engenheiros e administradores, os romanos certamente utilizaram muita matemática na construção de sua civilização. E se é verdade que outros grandes impérios foram medíocres na produção do conhecimento matemático, os romanos tinham a seu favor o fato de conhecerem bem a civilização grega e sua extraordinária contribuição à disciplina, que eles admiravam.

Sabemos que estavam conscientes da importância da matemática para o que faziam e da necessidade de promover a disseminação desse conhecimento. O arquiteto Vitruvius (70 a.C. – 15 a.C.), em cujas ideias Leonardo da Vinci se inspirou em “O Homem Vitruviano”, insistia que os estudantes de arquitetura aprendessem geometria, ótica, aritmética e geometria. E Galeno (129 – 216), “pai da medicina”, recomendava aos futuros médicos do século 2º que estudassem geometria, aritmética e astronomia.

A explicação mais comum é que, criaturas de enorme sentido prático, os romanos não tinham apreço pela teoria, pela indagação abstrata. Aplicaram a matemática em seus aquedutos, templos, estradas e cidades, mas nunca se interessaram por especular a respeito das ideias que utilizavam, por entendê-las e alargá-las.

Há alguma verdade nisso. Mas há outros pontos que são menos mencionados. Primeiro, tendo absorvido a maioria do mundo helenístico em seu domínio, eles podiam se dar o luxo de deixar a seus súditos de cultura grega —como o matemático Diofanto (século 3º) e o astrônomo Ptolomeu (século 2º), por exemplo— o interesse por esse tipo de questões. Além disso, a falta de prestígio do conhecimento científico no mundo romano estava ligada ao fato de ser assunto dos “pedagogos” (professores), que eram frequentemente escravos. Lógica, retórica, direito e política, ocupações da elite senatorial, eram muito mais valorizadas. Isso demorou outro milênio para (começar a) mudar.

Em 212 a.C., Arquimedes foi morto por legionários durante a conquista de Siracusa. Dizer que talvez tenha sido a ação de maior impacto dos romanos no mundo da pesquisa matemática seria um pouco malvado.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Fernanda Lima se despede da sogra com emocionante homenagem: ‘Só ficam coisas boas’

Fernanda Lima se despede da sogra com emocionante homenagem:…

A apresentadora Fernanda Lima abriu o coração ao falar sobre a morte se sua sogra, Suzete Hilbert, mãe de Rodrigo Hilbert…
edital iminente com 200 vagas

edital iminente com 200 vagas

A Polícia Civil do estado do Piauí (PC PI) está muito perto de receber novos servidores no seu quadro de pessoal.…
3778 Saúde Abre Vagas Para Profissionais De Saúde Em Itatiaia RJ

3778 Saúde Abre Vagas Para Profissionais De Saúde Em…

Sobre a empresa A 3778 Saúde é a maior healthtech de saúde corporativa do Brasil. Com uma metodologia inovadora e baseada em dados, a empresa…