Marina tem novo embate no Congresso e cita trecho bíblico – 02/07/2025 – Ambiente

Marina tem novo embate no Congresso e cita trecho bíblico – 02/07/2025 – Ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, viveu novo embate com parlamentares ao participar de sabatina na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, um mês após sofrer ataques em uma participação anterior em outra comissão do Congresso.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. De que ela liberta? Da mentira. Porque o desmatamento em 2024 teve uma queda de quase 46% em relação ao ano de 2022”, disse ao defender os dados de queda do desmatamento no atual governo.

Esta não é a primeira vez que Marina sofre com ataques de parlamentares durante sabatinas. No Senado, em maio deste ano, a ministra ouviu que não era digna de respeito, além de ter sido alvo de provocações e interrupções, o que a levou a abandonar a sessão.

O deputado Evair Vieira Melo (PP-ES) esteve entre os principais parlamentares a discutir com a ministra, alegando que Marina é repetitiva e referiu-se a ela como uma “personagem de teatro da defesa ambiental brasileira”.

O parlamentar é o mesmo que afirmou, em uma participação anterior da ministra, que Marina estaria sendo “adestrada” politicamente. O deputado voltou a repetir a ofensa na sessão desta quarta.

Marina rebateu os ataques com mais uma citação à Bíblia.

“Eu estou em paz porque tem uma palavra que eu repito sempre, que aprendi com o apóstolo Paulo que diz o seguinte: é preferível sofrer a injustiça do que praticar uma injustiça. E eu prefiro sofrer do que praticá-las. Porque quando você pratica uma injustiça pode ter certeza que um dia a reparação virá”, disse.

Evair Melo também comparou as táticas de autoproteção e ameaça da ministra com àquelas usadas pela organização terrorista Hezbollah. Segundo ele, a estratégia é usada pela ministra e por setores da esquerda.

“Esse modus operandis da ministra não é algo isolado, é global. A estratégia dela é a mesa que as FARCS (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) colombianas usam, a mesma que o Movimento Revolucionário da América Central usa, é a mesma que o Hamas/Hezbollah usa”, declarou.

O deputado também apontou falta de coerência da ministra, alegando que Marina foi contra a modernização de defensivos agrícolas quando a pauta foi proposta pelo governo Bolsonaro e que agora estaria defendendo a tese.

“A senhora tem dificuldades com agronegócio. Porque a senhora nunca trabalhou, nunca produziu, não sabe o que é prosperidade construída pelo trabalho. Todo mundo sabe, o mundo sabe que a senhora tem um discurso alinhado com essas ONG’s internacionais.”

Parlamentares da base governista saíram em defesa de Marina, cobrando respeito nas falas dos demais deputados diante de uma ministra de Estado.

Na comissão, Marina lembrou das defesas feitas a ela por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento público na terça (1º) no Palácio do Planalto. Lula afirmou que muitas pessoas já foram induzidas, de forma injusta, a não gostar da ministra devido às proibições que porventura a pasta precisa fazer a determinadas ações que interfiram no meio ambiente.

Ao falar de preservação da vida animal e cobranças feitas à atual gestão, Marina fez uma nova menção à Bíblia e afirmou que a equipe de Lula precisou “consertar o avião andando”, diante do estado em que encontraram o ministério após o governo Jair Bolsonaro (PL), segundo ela.

“Aprendi isso no Levíticos [da Bíblia]. Diz o seguinte: Quando você achar uma ave no ninho, não tire a ave, deixe-as com os seus pitainhos. Isso é para que vocês saibam que vocês, seres humanos, não passam de animais”, declarou.

Em outro momento da sessão, a chefe da equipe ambiental citou pensamentos do psicanalista Jaques Lacan (1901-1981), cujas ideias foram replicadas por Evair Melo no momento de réplica. Diante da resposta do deputado, Marina ironizou: “Deu tempo de pesquisar, não é?”, e fez novas citações bíblicas antes do fim da sessão.

“No Gênesis 1:28, que diz ‘ide e dominai a terra e tudo que nela há’, é uma visão preguiçosa da leitura bíblica do Gênesis. Se tivesse ido para o Gênesis 2, veria que Deus colocou o homem no jardim para cultivar e guardar. Quando Deus fala de domínio, não é o domínio que a senhora [dirigindo-se a uma deputada] conhece, que eu conheço, que nós conhecemos. O domínio de Deus é amoroso. Inclusive com a terra que ele criou. E Deus nunca foi tão duro como ele fala no Apocalipse: que um dia ele voltará para destruir os que destroem a terra”

O presidente da comissão, Rodolfo Nogueira (PL-MS), que também protagonizou momentos e provocação com a ministra, rebateu: “lembrando que os mentirosos, covardes e idólatras também não herdarão o reino dos céus.”

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por…

As áreas técnicas da equipe econômica e do Ministério das Relações Exteriores concluíram o desenho do plano de contingência para socorrer…
Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…