Marçal obtém direito de resposta após Tabata postar vídeos – 23/09/2024 – Poder

Marçal obtém direito de resposta após Tabata postar vídeos – 23/09/2024 – Poder

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) concedeu direito de resposta a Pablo Marçal (PRTB) devido a vídeos postados por Tabata Amaral (PSB) em suas redes sociais com trechos de debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Também foi determinada retirada de conteúdos do ar, no prazo de 24 horas após a publicação da decisão. Os magistrados seguiram a posição do relator Regis Castilho, com votação unânime.

O caso foi analisado em sessão presencial nesta segunda-feira (23).

Na análise do relator, algumas das falas de Tabata ultrapassaram os limites legais. Entre as frases consideradas está o seguinte trecho: “Para além de um palhaço, você é um criminoso”.

Ele também afirma que outra declaração da candidata atinge a imagem de Marçal ao afirmar que o candidato fará uso de meios vetados durante a campanha, como caixa 2 e condutas criminosas de envolvimento com o tráfico de drogas.

“São sabidamente inverídicas, uma vez que não encontram respaldo em condenação judicial transitado em julgado e tisnam a honorabilidade do candidato”, disse o relator.

“As imputações desprovidas de substrato fático desinformam e incutem no eleitorado uma pecha inverídica atribuída ao representado”, afirmou ele ainda em outro trecho.

O juiz da 1ª instância havia negado o pedido. Segundo ele, “tais informações são pertinentes ao debate e ao conhecimento público durante a campanha eleitoral, em prestígio à liberdade de expressão e à livre circulação das ideias, bem assim ao princípio da intervenção mínima da Justiça Eleitoral em conteúdo divulgado na internet”.

Nesta segunda-feira, Marçal foi obrigada pela Justiça a postar um direito de resposta a Tabata em sua conta no Instagram.

Ela comenta que ganhou o direito de resposta porque o influenciador inventou que seu número nas urnas é 13 e não 40.

“A intenção dele, além de confundir o eleitor, era de me chamar de petista. Vamos esclarecer logo uma coisa aqui: muito petista não gosta de mim”, diz a deputada federal, que ainda brinca que o número de Marçal é 17, em referência ao do ex-presidente Bolsonaro.

No comentário, o ex-coach escreveu que “mulheres tem espaço no meu governo” e mandou uma indireta para Tabata: “Se quiser, pode voltar”.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Após desocupação de prédio, Uerj retoma aulas nesta terça-feira

Após desocupação de prédio, Uerj retoma aulas nesta terça-feira

As aulas no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) serão retornadas nesta terça-feira (24), informou a…
Karoline Lima revela que usou Ozempic após críticas sobre seu corpo

Karoline Lima revela que usou Ozempic após críticas sobre…

Karoline Lima usou as redes sociais nesta segunda-feira (23/9) para falar com os fãs sobre ter emagrecido. A influenciadora revelou que…
Acredito que o PT vai crescer nas capitais, diz Padilha à CNN sobre eleições

Acredito que o PT vai crescer nas capitais, diz…

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista ao Bastidores CNN, expressou otimismo quanto ao desempenho do Partido dos Trabalhadores…