Mais espetacular a cada dia, Salah joga sorrindo – 28/12/2024 – Tostão

Mais espetacular a cada dia, Salah joga sorrindo – 28/12/2024 – Tostão

No dia seguinte ao Natal, todos os times ingleses entraram em campo, como é habitual. O Manchester City não venceu mais uma vez, ao empatar com o Everton por 1 a 1. Nas últimas 13 partidas, o City só ganhou uma. Já o Liverpool, líder com uma ótima vantagem no campeonato, venceu novamente, 3 a 1 no Leicester.

Será que Guardiola vai desistir, jogar a toalha e viver um ano sabático? Ou ele, ambicioso, detalhista e responsável, fará tudo para recuperar a equipe?

Enquanto isso, dá tudo certo para o Liverpool. Salah está a cada dia mais espetacular. Diferentemente dos grandes pontas canhotos que jogam pela direita e atuam abertos para receber a bola e tentar driblar o marcador, Salah, pela direita, gosta de receber a bola na frente para usar sua velocidade, sua técnica, sua habilidade e suas criativas e eficientes finalizações. O egípcio Salah joga sorrindo, desfrutando a partida. Sorri quando faz gol e dá tudo certo e continua sorrindo quando dá errado.

O Liverpool é o time que joga no momento o melhor futebol do mundo. Por ser bastante compacto, atacando e defendendo em bloco, não tem um clássico camisa 10, tão adorado no Brasil. Os três do meio-campo marcam, constroem e avançam, como se fossem três volantes e três camisas 10. Outras grandes equipes do mundo atuam de maneira parecida.

Já as equipes brasileiras só pensam no camisa 10, para jogar entre o meio-campo e o ataque, articulador de todas as jogadas ofensivas. Esse tipo de jogador é ainda importante em muitas situações, mas, progressivamente, as grandes equipes do futebol mundial preferem meio-campistas que atuam de uma intermediária à outra.

É preciso diferenciar o ponta de lança do passado, atacante, artilheiro, camisa 10, que formava dupla com outro atacante e também voltava para receber a bola e construir jogadas, do atual meia de ligação, armador, camisa 10, que atua entre o meio-campo e os atacantes.

O Palmeiras, que tem um ótimo camisa 10, Raphael Veiga, contratou Maurício, da mesma posição, que custou mais do que vale. Trouxe também Felipe Anderson, outro camisa 10, que foi deslocado para a esquerda. O clube tenta mais dois da posição, Matheus Pereira, do Cruzeiro, e Andreas Pereira, que está muito bem na Inglaterra e tem sido convocado para a seleção brasileira.

Por outro lado, o time não tem um excelente centroavante. Paulinho, excelente jogador, não é um camisa 9, um camisa 10 nem um ponta. Por ser rápido, ter muita técnica e ser um ótimo finalizador, é ideal para atuar formando dupla com outro atacante, como ocorreu no Atlético-MG ao lado de Hulk.

O São Paulo, que já tinha dois ótimos meias-atacantes centralizados, Luciano e o ponta Lucas, que prefere jogar pelo meio, contratou Oscar. Ele, Hulk, Bernard e Fred eram os quatro atacantes do Brasil no 7 a 1. Zubeldía deve escalar no São Paulo quatro atacantes (Lucas, Oscar, Luciano e Calleri), além de ter o bom ponta Ferreirinha. Vão sobrar apenas dois no meio-campo.

O futebol brasileiro deveria repensar os conceitos e deixar de compartimentar com rigidez as equipes com os camisas 5, 8, 10 e 9. Só os entendidos e os apaixonados pelos números e as posições do passado não enxergam o óbvio. O mundo e o futebol mudaram.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

TikTok pode sair do ar amanhã e voltar na segunda nos EUA. Entenda

TikTok pode sair do ar amanhã e voltar na…

O TikTok deve sair do ar nos Estados Unidos (EUA) a partir deste domingo (19/1). A própria rede social divulgou um…
TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos Estados Unidos neste domingo

TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos…

Suspensão tem como base uma lei federal que exige a venda da operação da plataforma no país e ocorre em meio…
A difícil adoção dos remédios óbvios – 18/01/2025 – Candido Bracher

A difícil adoção dos remédios óbvios – 18/01/2025 –…

“Por quanto tempo mais os remédios óbvios serão negados?!” Identifiquei-me com a indignação contida na frase ao pensar nas repetidas frustrações…