Macron critica exploração de petróleo na Foz do Amazonas – 10/06/2025 – Ambiente

Macron critica exploração de petróleo na Foz do Amazonas – 10/06/2025 – Ambiente

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (10) que o megaprojeto de exploração de petróleo na Foz do Amazonas “não é bom para o clima”.

Ele deu a declaração após assistir a um vídeo do cacique Raoni Metuktire, 93, fazendo um apelo para que ajude a impedir o plano.

A entrevista fez parte de um programa de TV especial sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (Unoc3), que vai até a sexta-feira (13) em Nice, no sul da França. O trecho sobre Raoni ocupou dez minutos.

Apesar de ter condenado o projeto, Macron evitou criticar o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visitou a França entre os últimos dias 4 e 9. Lula participou da abertura da Unoc3 na segunda (9).

“Lula fez muito. É preciso ver de onde saímos, e eu entendo suas limitações. Ele fez muito para conter o desmatamento que havia sido iniciado por seu antecessor. Está em um país que também tem obrigações. Precisa conseguir desenvolvimento e lutar pelo clima”, afirmou Macron.

O presidente francês lembrou que está em vigor uma moratória da exploração de petróleo na Guiana Francesa, departamento de ultramar ocupado em boa parte pela floresta amazônica. Porém, em fevereiro, o governo do primeiro-ministro François Bayrou anunciou a intenção de “reabrir o debate” sobre a perfuração de poços.

Macron fez questão de dizer que não queria dar lições a Lula.

“Acho que seria bom que ele [Lula] fizesse isso [suspender o projeto], mas não cabe a mim dar lições a ele. Também tenho muito respeito por todos esses países, para que haja um diálogo Norte-Sul, para que sejam incentivados a abandonar esses projetos e lhes permitir ter outras formas de criar crescimento nos seus países. Quando olhamos para os nossos modelos econômicos, geramos crescimento nos nossos países com muitos combustíveis. Portanto, não temos muita legitimidade para lhes dar lições.”

No vídeo, Raoni disse a Macron: “Meu querido amigo Emmanuel Macron, envio-lhe esta mensagem para que diga aos outros chefes de Estado que protejam os oceanos. Não quero exploração de petróleo na foz dos rios ou no fundo dos oceanos, então ajudem-me a impedir esses projetos. Passei a mesma mensagem a Lula e queria passar a você também. Conheço esse projeto de perfuração no delta do Amazonas e pedi a Lula que o impedisse. Agora, peço o mesmo a vocês e peço que cuidem dos rios. Como sabem, muitas pessoas vivem nas margens dos rios e serão muito afetadas”.

Macron encontrou Raoni diversas vezes nos últimos anos. Em março, quando esteve no Brasil, condecorou o cacique com a Legião do Honra, ordem máxima do mérito na França.

Um dos netos de Raoni, Tau, participou do programa sentado ao lado de Macron. Tau pediu a Macron ajuda financeira para um projeto em conjunto com a ONG Planète Amazone, de preparação dos jovens para as mudanças climáticas.

Macron criticou nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro ao falar das ameaças sofridas por Raoni durante seu mandato. “Foram anos muito difíceis, quando o presidente Bolsonaro ameaçava a reserva onde o cacique vive com seus povos indígenas e ameaçava fazer desmatamento”, afirmou o presidente francês.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Assaí Atacadista Tem Vagas Para Operador De Caixa E Operador De Loja No Méier RJ

Assaí Atacadista Tem Vagas Para Operador De Caixa E…

Assaí Atacadista tem vagas para Operador de Caixa e Operador de Loja no Méier RJ Sobre a empresa: Com total de…
Retiro espiritual para homens gays trata repressão sexual – 14/06/2025 – Equilíbrio

Retiro espiritual para homens gays trata repressão sexual –…

“Só de falar ‘homem e afeto’, o homem que se permite afeto com outros homens, já causa alvoroço”, diz Daniel Bittar,…
ICMBio abre editais com vagas em diversas regiões do Brasil

ICMBio abre editais com vagas em diversas regiões do…

O processo seletivo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) está com editais abertos para contratação de agentes temporários ambientais…