
Mabel nomeia ex-vereador do UB para cargo no 1º escalão
- Goiás
- 08/07/2025
- No Comment
- 24
COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY
Mabel já queria prestigiar Paulo Magalhães desde o início da sua gestão
Paulo Magalhães não conseguiu a reeleição e ficou na segunda suplência do União Brasil (Foto: Divulgação)
O ex-vereador Paulo Magalhães (UB) foi nomeado nesta terça-feira, (8), para exercer o cargo de secretário extraordinário de Assuntos Comunitários na Prefeitura de Goiânia. A nomeação, que tem status de primeiro escalão, foi assinada pelo prefeito Sandro Mabel, (UB), e publicada no Diário Oficial do Município.
Magalhães, que obteve 3.612 votos nas eleições de 2024 e não conseguiu a reeleição, ficando como segundo suplente do União Brasil. Agora, ele passa a integrar oficialmente o primeiro escalão do Paço Municipal.
Não será a única novidade no primeiro escalão da Prefeitura. A coluna apurou que outras duas secretarias extraordinárias devem acomodar novos aliados políticos. A definição será feita diretamente pelo prefeito Sandro Mabel, sem grandes alardes nos anúncios.
Mabel já queria prestigiar Paulo Magalhães desde o início da sua gestão. Para isso foi necessário uma verdadeira engenharia política para garantir que o segundo suplente permanecesse na Câmara dos Vereadores.
Para isso, nomeou o então vereador Lucas Kitão para a recém-criada Secretaria de Gestão e Negócios, e chamou a primeira suplente Gabriella Baía, que teve 3.960 votos, para um cargo no secretariado extraordinário. A estratégia deixaria o caminho livre para a posse de Magalhães no Legislativo.
Contudo, o plano naufragou quando Kitão recuou da nomeação e decidiu permanecer na Câmara, frustrando a expectativa do segundo suplente. Desde então, Magalhães aguardava uma nova oportunidade de retorno às atividades políticas.
Agora, mais de seis meses após o início da gestão, ele é alçado a um posto próximo do núcleo político do prefeito. De acordo com fontes próximas a Mabel, a Secretaria Extraordinária de Assuntos Comunitários deverá ser uma das pontes da gestão com lideranças locais, associações de moradores e movimentos populares, campo em que Magalhães tem experiência acumulada ao longo dos anos.