Liga das Nações: Brasil fecha 1ª fase na liderança e mira no mata-mata

Liga das Nações: Brasil fecha 1ª fase na liderança e mira no mata-mata

O Brasil venceu de virada a Alemanha neste domingo (20) e encerrou a primeira fase (classificatória) da Ligas da Nações de vôlei masculino na liderança entre as 18 equipes participantes. Neste domingo (20), com alguns reservas em quadra, a seleção levou a melhor por 3 sets a 1, com parciais de 21-25, 25-23, 25-20 e 25-21.  A renovada equipe amarelinha, comandada pelo técnico Bernardinho, terá pela frente a anfitriã China nas quartas de final. O jogo está programado o próximo dia dia 30 de julho (uma quarta-feira), na cidade de Ningbo, no leste do país asiático. A amarelinha busca o bicampeonato na competição – o primeiro título foi em 2021.

Já classificado e com a liderança garantida desde a véspera, a seleção começou a partida com nova formação. Bernardinho deu chance ao levantador Matheus Brasília, que aproveitou bem o tempo em quadra.

“[Quero] Parabenizar todo o grupo por todo esse começo de Liga das Nações, três semanas intensas e difíceis, mas nos superamos, chegando no último jogo já classificado, com a primeira colocação garantida, então possibilitou dar mais rodagem para a gente. Acho que é difícil entrar nesse nível assim com pouca rodagem, pouco ritmo e ir se adequando durante o jogo.(…) Vitória é sempre importante. Vamos para a fase final pais mas motivados, mais preparados”, analisou Brasília ao término do duelo, em depoimento à Confederação Brasileira de Vôlei.

Além de Brasília e Bento, a amarelinha começou o jogo com os centrais centrais Matheus Pinta e Thiery na rede. Eles atuaram junto com o oposto Alan, os ponteiros Lukas Bergmann e Arthur Bento, e também o líbero Maique. O maior pontuador da partida foi Arthur Bento, de 21 anos, que anotou 20 acertos.

“É sempre bom ganhar. Mesmo este jogo não valendo classificação ou pontuação, a gente sentiu que isso aqui era uma final, principalmente para os caras que não haviam tido oportunidade ainda, como eu, Thierry, Pinta, Matheus Brasília. A gente teve oportunidade de mostrar nosso trabalho. Pra gente era uma final. Eu sinto que para os caras mais experientes em quadra era uma final. A gente conseguiu jogar bem taticamente. No primeiro set não foi tão bem quanto a gente esperava, a gente tomou muitos vacilos no passe, também nos ataques a gente errou muito. No segundo set a gente deu uma pressão maior no nosso saque, seguramos mais o passe e conseguimos sair com a vitória”, pontuou Arthur Bento.

Além de Brasil e China – o país asiático tem vaga assegurada nas quartas por sediar a fase final – avançaram ao mata-mata as seguintes seleções, por ordem de classificação: Itália, França. Japão, Polônia, Eslovênia e Cuba. As quartas de final começam em 30 de julho. A decisão do título ocorrerá em 3 de agosto (um domingo).

Para o técnico Bernardinho, o momento é de concentração total para a fase mata-mata.

“Agora é tipo playoff, ou seja, a hora que separa os meninos dos homens, hora de mostrar que a gente está preparado para lidar com pressão. O primeiro objetivo foi alcançado com louvor, que era terminar em primeiro lugar e tal, mas zera tudo agora. É mata-mata. Quem ganhar sobrevive, que perder volta para casa. A gente vai trabalhar esta semana muito forte pra poder chegar lá [na China] na melhor condição possível e chegar mais longe que pudermos chegar”, projetou o treinador.



Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em…

Nove casos de sarampo foram confirmados no município de Campos Lindos, em Tocantins, cidade com cerca de 8,7 mil habitantes, que…
COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em Belém – 25/07/2025 – Ambiente

COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em…

A instalação das estruturas temporárias da chamada “blue zone” (zona azul) da COP30, espaço da conferência do clima da ONU dedicado…
Mulher trans é presa após tentar matar morador de rua na porta da delegacia, em Anápolis

Mulher trans é presa após tentar matar morador de…

FLAGRANTE Delegado conseguiu conter e impedir que mulher trans matasse o morador de rua na porta da delegacia. Vítima dormia quando…