Kamala quer mudar atuação do Senado para permitir aborto

Kamala quer mudar atuação do Senado para permitir aborto

Kamala Harris, candidat democrata à presidência dos EUA, tem o aborto como principal pauta de campanha| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, mostrou mais uma vez nesta terça-feira (24) que o aborto é sua principal pauta de governo.

Desta vez, ela defendeu mudanças na atuação do Senado para aprovar uma legislação federal que libere o acesso em todo o país, “se isso for necessário”.

Harris tem sido inflexível quando o assunto é a assinatura de um projeto de lei que proteja o aborto na lei federal. Contudo, atualmente existe uma norma popularmente conhecida como “obstrução” no Senado que impede a aprovação de qualquer projeto nesse sentido sem o apoio de 60 votos, algo que se tornou um obstáculo quase impossível de superar para de democrata, devido à atual composição da câmara alta e a divisão partidária entre os eleitores na questão do aborto.

Com o empecilho, a candidata afirmou em uma entrevista à Wisconsin Public Radioque que, como presidente, pressionaria para eliminar a obstrução e conseguir a aprovação da legislação por maioria simples.

Ela acrescentou nas declarações: “51 votos seriam o que precisamos para realmente colocar de volta na lei as proteções para a liberdade reprodutiva e para a capacidade de cada pessoa e cada mulher de tomar decisões sobre seu próprio corpo e não ter seu governo dizendo a elas o que fazer”.

Depois que a Suprema Corte anulou a Roe vs. Wade, em 2022, por meio da decisão histórica Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, a gestão Biden-Harris tem pressionado pelo fim da obstrução no que se refere ao aborto.

Para isso, a atual vice-presidente dos Estados Unidos tenta responsabilizar o adversário republicano Donald Trump pela nomeação de três juízes conservadores da Suprema Corte que contribuíram com a decisão do tribunal superior que deu aos estados a autonomia de legislar sobre o tema.

Essa foi a primeira vez que Kamala Harris se posicionou sobre seu projeto de governo quanto ao aborto desde que se tornou candidata presidencial democrata.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Cometa do Século fica visível em todo o Brasil. Saiba como observar

Cometa do Século fica visível em todo o Brasil.…

Desde o dia 15 de setembro, o Brasil está presenciando um evento fascinante para os amantes da astronomia: a chegada do…
“Anjo que Israel matou”, diz irmã de brasileiro morto no Líbano

“Anjo que Israel matou”, diz irmã de brasileiro morto…

Hanan Abdallah, irmã do menino brasileiro de 15 anos que morreu após ataque aéreo de Israel ao Líbano, acusou os israelenses…
Amorim reúne-se em NY com braço-direito de Francisco e chanceler da China – 27/09/2024 – Painel

Amorim reúne-se em NY com braço-direito de Francisco e…

Assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim teve intensa agenda de reuniões após a partida de Lula de Nova York,…