Justiça determina retorno de ex-secretário de Polícia do Rio à prisão

Justiça determina retorno de ex-secretário de Polícia do Rio à prisão

  • Brasil
  • 09/07/2025
  • No Comment
  • 10

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) determinou nesta terça-feira (8) o retorno do ex-secretário da Polícia Civil Alan Turnowski à prisão. A decisão foi tomada pela maioria dos desembargadores que compõem a turma e revoga a liminar do mês passado que colocou o réu em liberdade.

Em decisão monocrática, no dia 18 de junho do mês passado, o desembargador Marcius da Costa Ferreira havia determinado a soltura de Turnowski. Na decisão, o desembargador citou a participação colaborativa de Turnowski e afirmou que “não houve nenhum episódio noticiado nos autos que demonstrasse que o paciente pretende, de alguma forma, atrapalhar a investigação”.

Em outro trecho da decisão, o desembargador escreveu que os crimes imputados ao delegado, embora sejam graves e possam estar conexos a outros de natureza diversa, foram cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa.

Turnowski estava preso desde 6 de maio de 2025 por decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que reformou a prisão preventiva do delegado. 

Réu

No dia 25 de novembro de 2022, a Justiça do  Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público estadual contra o ex-secretário de Polícia Civil Allan Turnowski, que virou réu por obstrução do Judiciário. Turnowski é acusado de atrapalhar investigações sobre uma organização criminosa que agia na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio, e exigia propinas de lojistas.

De acordo com o Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio, o esquema era comandado pelo delegado Maurício Demétrio Alves, ex-titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, que atualmente está à disposição da Justiça, com prisão preventiva decretada.

Turnowski foi preso no dia 9 de setembro de 2022, em casa, e teve prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele tinha se afastado do cargo para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Rio, o que não se concretizou.

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após polêmica

Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do…

Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz, publicou uma nota nas redes sociais pedindo respeito após a falsa notícia de que o…
Prefeitura de São José dos Campos

Prefeitura de São José dos Campos

No estado de São Paulo, novas oportunidades para a área da educação estão sendo promovidas por meio do edital n.º 001/2025,…
Vendedor(a) – 03 Vagas – Jardim Sulacap

Vendedor(a) – 03 Vagas – Jardim Sulacap

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…