
João Fonseca vence primeira em Wimbledon – 30/06/2025 – Esporte
- Esporte
- 30/06/2025
- No Comment
- 29
Fazendo sua estreia na chave principal de Wimbledon, o tenista brasileiro João Fonseca venceu o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (5), em jogo de duas horas de duração nesta segunda-feira (30).
Na próxima rodada, João encara o vencedor do duelo entre o americano Jenson Brooksby (149º) e o holandês Tallon Griekspoor (34º).
No ano passado, então 215º do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), o brasileiro acabou eliminado ainda na primeira rodada do qualificatório.
Cerca de um ano depois, na melhor colocação da carreira, o carioca atual 54º do mundo alcançou a terceira vitória seguida no retrospecto contra Fearnley, que é o 51º do ranking e contava com o apoio da torcida —João já havia vencido no Challenger de Camberra, na Austrália, e no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.
Com o triunfo, o brasileiro se tornou o primeiro tenista de 18 anos a alcançar a segunda rodada no torneio desde o espanhol Carlos Alcaraz —atual bicampeão—, em 2021.
“Significa muito. É super especial para mim”, disse Fonseca na entrevista pós-jogo. “É o meu Grand Slam favorito desde a infância. Tenho assistido a todas as partidas, então é simplesmente um prazer estar aqui. Peço desculpas por vencer contra um britânico, mas muito obrigado pelo apoio aqui. Obrigado por respeitarem o tênis hoje. Jacob é um grande amigo, um grande jogador e estou ansioso pelos meus próximos encontros contra ele.”
Essa foi a segunda vitória de João em um torneio de grama de nível ATP –a primeira foi na semana passada, no ATP 250 de Eastbourne, ao bater de virada o belga Zizou Bergs por 2 sets a 1. Na segunda rodada, ele acabou eliminado pelo top 5 Taylor Fritz.
No jogo desta segunda-feira, João demonstrou maturidade e se valeu de saques potentes para administrar a vantagem. O primeiro set começou equilibrado, com os dois tenistas confirmando os respectivos serviços. No nono game, o brasileiro salvou três break-points para fazer 5 a 4. Logo no game seguinte, se valeu de uma dupla falta do britânico para fechar a parcial em 6 a 4.
Na segunda parcial, João voltou embalado e não deu chances para o oponente. Com Fearnley abusando dos erros de saque, o brasileiro conseguiu as quebras no segundo e no sexto game, e não cedeu nenhuma quebra, para fechar em 6 a 1.
No terceiro set, bem mais equilibrado, os dois tenistas confirmaram os respectivos serviços nos doze games da parcial, levando a definição para o tie-break. No game desempate, João viu o britânico abrir 5 a 2 de vantagem, mas contou com nova dupla falta do adversário e dois aces para empatar e fechar na sequência em 7 a 5.