Irã e Israel discutem na ONU sobre ataque dos EUA

Irã e Israel discutem na ONU sobre ataque dos EUA

O Irã declarou neste domingo (22) perante a ONU que as Forças Armadas do país decidirão “o momento, a natureza e a escala da resposta proporcional do Irã” aos Estados Unidos, segundo disse no Conselho de Segurança seu embaixador nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani, a mais alta autoridade iraniana em solo americano.

Em uma sessão de emergência solicitada neste domingo por seu país após os ataques realizados ontem à noite por aeronaves americanas contra três usinas nucleares, Iravani disse que seu país se reserva “o direito total e legítimo de se defender contra a agressão insolente dos Estados Unidos e de seu fantoche israelense”.

Iravani descreveu seu país como “um amante da paz, membro fundador das Nações Unidas e com 5 mil anos de cultura e civilização”, que foi atacado pelos EUA, “o único Estado que já usou armas nucleares, matando com elas milhões de pessoas [sic] em duas cidades [Hiroshima e Nagasaki]” e que agora usa o “pretexto” de querer impedir o Irã de obter armas nucleares.

O embaixador “lamentou” que “o criminoso de guerra [Benjamin] Netanyahu tenha conseguido sequestrar a política externa americana, arrastando os Estados Unidos para outra guerra custosa e sem fundamento”, e que Washington, “a pedido dele, tenha escolhido sacrificar sua própria segurança simplesmente para salvaguardar Netanyahu”.

O diplomata iraniano também criticou a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), responsável pela inspeção das instalações nucleares iranianas para garantir que não produzam uma arma atômica, assim como França, Alemanha e Reino Unido, a quem acusou de “hipocrisia” e adotar “dois pesos e duas medidas”, “ignorando” a outra potência nuclear na região, Israel, que, embora nunca tenha reconhecido oficialmente, possui “milhares de ogivas nucleares”, disse.

Por sua vez, o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, disse na reunião de emergência do Conselho de Segurança que “a história mudou” com o ataque dos Estados Unidos ao Irã.

“Os Estados Unidos, os líderes do mundo livre, removeram a maior ameaça existencial que o mundo livre enfrenta”, disse Danon, segundo informações do jornal The Times of Israel. “Esta não foi uma guerra por escolha. Este ato foi uma necessidade; foi um ato justo.”

O embaixador rebateu os países que criticaram o ataque dos Estados Unidos. “Onde vocês estavam quando o Irã corria para obter a bomba [nuclear]?”, afirmou.

“Onde vocês estavam quando eles enriqueceram urânio muito além do ponto de uso civil? Quando enterraram fortalezas inteiras sob montanhas para se preparar para o nosso extermínio? Onde vocês estavam quando o Irã transformou a negociação em teatro e a mentira em estratégia?”, continuou Danon.

“Vocês ficaram em silêncio. Vocês foram cúmplices. Vocês tiveram medo. Vocês foram meros espectadores”, afirmou o embaixador.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Medicina: Einstein abre inscrições para vestibular 2026 – 23/07/2025 – Educação

Medicina: Einstein abre inscrições para vestibular 2026 – 23/07/2025…

A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein está com inscrições abertas para o vestibular unificado 2026. O processo seletivo…
Alexandre Correa chora após ser condenado por agressão a Ana Hickmann

Alexandre Correa chora após ser condenado por agressão a…

Em vídeo publicado no Instagram na noite dessa terça-feira (22/7), Alexandre Correa, ex-marido de Ana Hickmann, apareceu chorando e desabafou sobre…
Concurso Prefeitura de Magé – RJ: 20 vagas para médio e superior

Concurso Prefeitura de Magé – RJ: 20 vagas para…

No estado do Rio de Janeiro, o concurso Prefeitura de Magé anunciou um novo edital sob o n.º 01/2025, que oferece…