Ipea aumenta projeção da inflação para 4,4% em 2024

Ipea aumenta projeção da inflação para 4,4% em 2024

A aceleração dos preços do setor de serviços e a desvalorização cambial foram alguns dos motivos.| Foto: Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou sua previsão de inflação para este ano, elevando-a de 4% para 4,4%, quase o teto da meta previsto em 4,5% O aumento reflete a aceleração dos preços no setor de serviços e a desvalorização do real, conforme dados do relatório divulgado nesta quinta-feira (26).

A Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea destacou que a economia está apresentando um desempenho robusto, o que tem gerado um mercado de trabalho aquecido. No entanto, isso também resulta em pressões inflacionárias persistentes, especialmente nos preços dos alimentos, da energia e dos combustíveis, o que indica que a desinflação no Brasil será mais lenta do que o previsto anteriormente.

Em agosto, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 4,2%. O relatório identifica os reajustes nos preços administrados, como gasolina, planos de saúde e medicamentos, como principais responsáveis pela pressão inflacionária recente.

Além disso, a alta nos preços de alimentos e bens industriais também contribui para esse cenário, refletindo a elevação nos custos de matérias-primas, impulsionada tanto pela alta das commodities no mercado internacional quanto pela forte desvalorização cambial.

No que diz respeito aos serviços, o Ipea aponta que a demanda aquecida e o aumento dos custos de mão de obra, decorrentes de um mercado de trabalho mais dinâmico, são fatores que continuam a exercer pressão sobre os preços.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Turismo regenerativo e afroturismo conectam com o futuro – 27/09/2024 – Guia Negro

Turismo regenerativo e afroturismo conectam com o futuro –…

27 de setembro marca o Dia Mundial do Turismo, data criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, e é…
Fones de ouvido sem fio: g1 testa 4 modelos que custam até R$ 500

Fones de ouvido sem fio: g1 testa 4 modelos…

Maior qualidade do som e recursos como cancelamento ativo de ruído e acesso a assistentes de voz estão presentes nos headphones…
Botos são achados mortos em lago da amazônia pelo 2º ano – 20/09/2024 – Ambiente

Botos são achados mortos em lago da amazônia pelo…

A carcaça de um filhote de boto é vista na margem arenosa, exposta pelo recuo das águas de um lago na…