
Iêmen anuncia entrada na guerra ao lado Irã contra Israel e EUA
- Goiás
- 23/06/2025
- No Comment
- 31
CONFLITO
“O Iêmen está oficialmente entrando na guerra (contra os Estados Unidos e Israel). Mantenham seus navios longe de nossas águas territoriais”, disse o brigadeiro-general Yahya Saree
Iêmen anuncia entrada na guerra ao lado Irã contra Israel e EUA (Foto: Reprodução – X)
O Iêmen disse que entrará oficialmente na guerra ao lado do Irã contra Israel e os Estados Unidos. O porta-voz militar das Forças Armadas Iemenitas, brigadeiro-general Yahya Saree, fez o anúncio no domingo (22), conforme informações do Tehrân Times.
“O Iêmen está oficialmente entrando na guerra (contra os Estados Unidos e Israel). Mantenham seus navios longe de nossas águas territoriais”, disse Saree após bombardeios dos Estados Unidos em bases nucleares iranianas (Fordow, Natanz e Isfahan).
Nesta segunda-feira (23), o Irã disparou mísseis contra a base militar dos Estados Unidos “Al Udeid”, no Catar. A informação foi divulgada por sites internacionais. Conforme a Reuters, fortes explosões foram ouvidas em Doha, capital catariana. Um vídeo mostra que, durante o ataque, o sistema de defesa dos Estados Unidos foi ativado.
Vale destacar que os EUA entraram na guerra uma semana após conflitos aéreos entre Israel e Irã. O presidente Donald Trump diz que a intervenção de sábado (21) foi “um grande sucesso”.
No domingo (22), o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou via X que os Estados Unidos e Israel “decidiram explodir” a diplomacia com os ataques às instalações nucleares de seu país. “República Islâmica do Irã continuará a defender seu território, sua soberania, sua segurança e seu povo por todos os meios necessários”, disse. “Não há linha vermelha que eles não tenham cruzado. E a última, e mais perigosa, (…) foi ontem à noite. Eles cruzaram uma grande linha vermelha ao atacar instalações nucleares.”