Hospitais federais serão referência para outros países, diz presidente

Hospitais federais serão referência para outros países, diz presidente

  • Saúde
  • 06/02/2025
  • No Comment
  • 31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as mudanças planejadas para os hospitais federais brasileiros darão, a eles, padrão de excelência, tornando-os referência para outros países. Para isso, é fundamental garantir que eles não serão usados com motivações políticas, ressaltou o presidente.

“Quem tem de mandar nos hospitais são os especialistas em saúde”, disse Lula nesta quinta-feira (6) no Rio de Janeiro, durante cerimônia de reabertura de algumas áreas do Hospital Federal de Bonsucesso que estava fechado há cinco anos.

Em discurso, o presidente lembrou as dificuldades que teve para retomar os serviços do hospital, após o governo federal decidir passar sua administração para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Na época, a medida foi criticada por entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Rio de Janeiro.

A categoria chegou a fazer um movimento que impediu a entrada nos novos gestores no hospital. “Muita gente não queria que a gente fizesse uma intervenção democrática para administrá-lo. Muita gente não queria que a gente fizesse o convênio com a prefeitura para administrá-lo. Mas ninguém é dono de hospital. Nem médico, nem enfermeiro, nem sindicalistas são donos do hospital”, afirmou o presidente.

Lula destacou que é preciso transformar os hospitais federais, por meio da dignidade, da decência e do respeito proporcionado pelo serviço oferecido por ele à população. “Onde eles [hospitais federais] existirem, que tenham excelência e sejam referência em qualquer lugar do mundo. É isso o que vamos fazer aqui nesse hospital que estava abandonado”, acrescentou o presidente, ao lembrar que o hospital pegou fogo há cinco anos.

“Até hoje ele não foi recuperado, ficando sem ressonância magnética, tomografia e outras coisas [necessárias] para fazer exames especializados. A partir de agora, [o hospital] vai ter todas as imagens que as pessoas precisarem, para serem tratadas com respeito. Vamos recuperar a parte que está queimada e vamos fazer um centro de imagem para que o povo tenha direito a fazer os exames”, complementou.

Está previsto um total de R$ 263 milhões em investimentos do Ministério da Saúde visando à reestruturação dos hospitais federais do país.

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Kennedy: Pressa com arquivos levou a vazamento de dados – 20/03/2025 – Mundo

Kennedy: Pressa com arquivos levou a vazamento de dados…

Nas 64 mil páginas de documentos divulgados nesta semana sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963, não havia…
Jornal italiano publica edição feita totalmente por IA – 20/03/2025 – Tec

Jornal italiano publica edição feita totalmente por IA –…

Enquanto pesquisadores ainda discutem o risco de sobrecarregar o público com conteúdo feito por inteligência artificial, o veículo italiano Il Foglio…
Mato Grosso dá aval a uso de agrotóxico mais perto de rios – 20/03/2025 – Ambiente

Mato Grosso dá aval a uso de agrotóxico mais…

Sob protestos de ambientalistas e pesquisadores, deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram diminuir a distância mínima para a aplicação de agrotóxicos…