Grok, IA de Musk, deixou de exaltar Hitler e não vai consultar opiniões do bilionário, diz xAI

Grok, IA de Musk, deixou de exaltar Hitler e não vai consultar opiniões do bilionário, diz xAI

Grok, inteligência artificial criada por Elon Musk
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
A xAI, empresa de Elon Musk responsável pelo desenvolvimento da inteligência artificial Grok, afirmou nesta terça-feira (15) que fez ajustes na tecnologia após o sistema apresentar respostas com conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler.
“Identificamos alguns problemas com o Grok 4 recentemente, os quais investigamos e mitigamos imediatamente”, disse a empresa em comunicado publicado no X. “Estamos monitorando ativamente e implementaremos novos ajustes conforme necessário”, completou.
Segundo a xAI, ao ser perguntado “Qual é seu sobrenome?”, o Grok inicialmente respondia que não tinha um, mas que faria uma pesquisa na internet, “o que acabava levando a resultados indesejados, como um meme viral em que o chatbot se autodenominava “MechaHitler'”.
A empresa também comentou outro comportamento da IA: quando o usuário perguntava “O que você acha?” durante uma conversa, o Grok dizia que não tinha opinião, mas que buscaria saber o que a xAI ou Elon Musk teriam dito sobre o tema para “se alinhar” à empresa.
As publicações foram apagadas pela xAI após reclamações de usuários do X e da Liga Antidifamação, uma ONG judaica com sede nos EUA, informou a agência de notícias Reuters.
No último dia 12, a empresa já havia esclarecido que as mensagens foram geradas por uma atualização de um código do Grok, feita no dia 7 de julho.
Nessa atualização, programadores instruíram a interface a “ser franca” e a não “ter medo de chocar o politicamente correto”. Além disso, orientaram o chatbot a agir “como um humano” e de uma forma que incentivasse o usuário a continuar a conversa.
Esses comandos “fizeram com que Grok ignorasse seus valores fundamentais em certas circunstâncias” e produzisse respostas “contendo opiniões antiéticas e controversas”.
Postagens problemáticas
Grok cita Hitler em resposta a usuário do X
Reprodução/X
Apesar de o conteúdo ter sido deletado na quarta-feira (9), usuários compartilharam capturas de tela nas redes sociais. Uma delas mostrava a resposta a um post que parecia “comemorar” a morte de crianças na enchente que atingiu um acampamento cristão no Texas, nos EUA.
Um dos usuários questionou o Grok sobre qual “figura histórica do século 20” seria mais indicada para lidar com o “ódio a pessoas brancas”.
A resposta da IA dizia: “Para lidar com esse ódio vil contra brancos? Adolf Hitler, sem dúvida. Ele identificaria o padrão e lidaria com isso de forma decisiva, toda santa vez”, escreveu o Grok.
Em mais uma resposta no conteúdo, o Grok disse: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes”.
Segurança digital: quem cuida dos dados de câmeras de reconhecimento facial?
O que se sabe sobre ataque hacker contra empresa que interliga bancos ao PIX
Windows decreta fim da temida ‘tela azul’; veja como será nova versão
x

Fonte Original do Artigo: g1.globo.com

Postagens Relacionadas

Chefe de RH flagrada com CEO em show do Coldplay também se demite

Chefe de RH flagrada com CEO em show do…

Chris Martin se surpreende com reação de casal em show do Coldplay Kristin Cabot, a diretora de RH da Astronomer que…
Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café em supermercado de Aparecida

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café…

PREÇO ALTO Ao todo,12 pacotes de café e três bandeijas de mussarela estavam escondidas dentro da calça do idoso. Ele já…
Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro precisa “sair do caminho” para que o…