Gripe aviária leva ao fechamento de mercados de aves em NY – 10/02/2025 – Equilíbrio e Saúde

Gripe aviária leva ao fechamento de mercados de aves em NY – 10/02/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 11/02/2025
  • No Comment
  • 24

Todos os mercados de aves vivas na cidade de Nova York e em vários condados próximos devem fechar temporariamente na esperança de conter a propagação da gripe aviária, que foi detectada em alguns dos mercados na semana passada, anunciou a governadora Kathy Hochul na sexta-feira (7).

A ordem, que veio do Departamento de Agricultura e Mercados do estado, afeta cerca de 80 mercados de aves vivas na cidade e nos condados de Westchester, Nassau e Suffolk. Sete casos de gripe aviária foram detectados em mercados nos bairros de Queens, Bronx e Brooklyn.

Os locais com casos confirmados devem se livrar de seu estoque, enquanto aqueles onde a gripe aviária não foi detectada têm três dias para vender ou descartar todo o seu estoque. Todos os mercados devem então ser limpos e desinfetados antes de fechar por pelo menos cinco dias.

“Proteger a saúde pública é uma questão de ser proativo”, disse Hochul em um comunicado, acrescentando que continuaria a tomar essas medidas sensatas e ponderadas para tentar impedir a propagação do vírus.

Em resposta aos casos de gripe aviária em Nova York, operadores de mercados de aves vivas em Nova Jersey foram solicitados a limpar e desinfetar voluntariamente seus mercados e equipamentos assim que seu estoque atual acabar e, em seguida, fechar por três a quatro dias antes de reabrir com aves vivas, disse um porta-voz do Departamento de Agricultura do estado na sexta.

Não houve casos de gripe aviária em aves domésticas, incluindo em mercados vivos e em criações de quintal, em Nova Jersey no ano passado e não houve nenhum até agora este ano, de acordo com o Departamento de Agricultura.

H5N1, uma forma de gripe aviária, afetou mais de 156 milhões de aves comerciais, de quintal e selvagens nos Estados Unidos desde 2022.

James McDonald, o comissário de saúde do estado, disse em um comunicado que a gripe aviária não representava uma ameaça imediata à saúde pública e que não havia casos conhecidos de gripe aviária em nova-iorquinos. Pessoas que interagem regularmente com gado e aves selvagens devem usar equipamentos de proteção pessoal ao entrar em contato com eles, ele acrescentou.

Michelle Morse, a comissária interina do Departamento de Saúde da cidade, disse em um comunicado na sexta-feira que o risco aumentaria se o vírus desenvolvesse a capacidade de se transmitir entre pessoas. O departamento estava trabalhando com o estado para garantir que as pessoas que trabalham em mercados vivos fossem informadas e recebessem tratamento se desenvolvessem sintomas.

Ainda assim, alguns acreditavam que a ordem do estado na sexta não foi o suficiente.

“Embora eu esteja feliz que finalmente a governadora esteja acordando para o sério perigo que esses mercados representam para o público, não é suficiente apenas fechá-los por uma semana”, diz Edita Birnkrant, diretora executiva da New Yorkers for Clean, Livable and Safe Streets, um grupo de direitos dos animais que documentou o que descreve como as “condições horríveis” nos mercados vivos por vários anos.

Birnkrant afirma que quando os mercados reabrirem, eles ainda receberão milhares de aves e outros animais que estão doentes com gripe aviária e outras doenças.

Linda Rosenthal, uma membro democrata da Assembleia Estadual de Manhattan, diz que os mercados deveriam ser fechados por tempo indeterminado e que foi um erro permitir que alguns deles vendessem suas aves por mais três dias antes de limpar e fechar.

Desde 2019, ela tem repetidamente apresentado um projeto de lei que criaria uma força-tarefa para estudar a segurança dos mercados para determinar se eles deveriam continuar a operar.

“Temos acompanhado todas as violações e inspeções desses mercados, e eles consistentemente recebem violações do Departamento de Agricultura e Mercados por condições imundas, acúmulo de sujeira, sangue por toda parte”, ela diz.

“Não acho que em cinco dias algo possa ser resolvido.”

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Bolsonaristas veem equívoco do STF sobre trama golpista – 19/03/2025 – Painel

Bolsonaristas veem equívoco do STF sobre trama golpista –…

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consideraram um equívoco o STF (Supremo Tribunal Federal) ter formado maioria para manter os ministros…
PF realiza operação contra grupo um esquema de comércio ilegal de ouro

PF realiza operação contra grupo um esquema de comércio…

A polícia Federal realizou uma operação nesta quarta-feira (19) com o objetivo de desarticular um esquema de comércio ilegal de ouro.…
Tarifas devem frear crescimento dos EUA e elevar inflação, diz Powell

Tarifas devem frear crescimento dos EUA e elevar inflação,…

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, disse que o resultado de uma guerra comercial será…