
Governo pega carona em trend contra tarifaço de Trump – 15/07/2025 – Painel
- Política
- 16/07/2025
- No Comment
- 10
Vídeo do governo federal que pega carona em uma trend de redes sociais em resposta ao tarifaço de Donald Trump reproduz uma produção feita pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a Copa América do ano passado.
Os vídeos começam com a mesma frase: “Quem não é daqui costuma escrever Brasil com Z. Mas esses gringos não sabem das coisas, porque aqui Brasil se escreve com S”. Ambos são narrados pelo cantor Jorge Aragão.
Compare os vídeos:
Governo federal
CBF
O vídeo do governo federal traz imagens do Rio de Janeiro, da bandeira nacional, de Lula com integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do presidente ao lado da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), do Zé Gotinha, de ônibus escolares, da entrega de imóvel do Minha Casa, Minha Vida e de outras que remetem ao país.
Já o vídeo “This is Brasil” (este é o Brasil), feito para a Copa América do ano passado, é mais extenso, com frases como “O Z é meio cintura dura. Quadradão, sem graça. S é cheio de curvas, cheio de vida”. Há imagens da seleção brasileira, do MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói (RJ), e de jovens jogando altinha na praia e futebol em quadras de favela. Termina dizendo que “nesta Copa América, sai o Z e entra o S.”
Procurada, a CBF afirma que a campanha fez imenso sucesso nas redes sociais, “tanto que viralizou e até virou Trend Topics”. “Não fomos consultados [pela Secom], mas não tem problema algum de ser utilizada pelo governo.”
Já a Secom informou que não se manifestaria. Sob reserva, integrantes da secretaria reconhecem que a ideia foi pegar carona na trend no TikTok e no Kwai de vídeos que usam a campanha. Segundo eles, não houve impulsionamento e a peça foi produzida pela equipe da própria Secom.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.