Governo dos EUA abre investigação contra empresa de cripto Tether

Governo dos EUA abre investigação contra empresa de cripto Tether

O governo federal dos Estados Unidos está investigando a empresa de criptomoeda Tether por possíveis violações de sanções e regras de combate à lavagem de dinheiro, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A investigação criminal, conduzida por promotores do gabinete do procurador de Manhattan nos EUA, avalia se a criptomoeda foi usada por terceiros para financiar atividades ilegais, como o comércio de drogas, o terrorismo e o hacking – ou para lavar os rendimentos gerados por eles.

O Departamento do Tesouro, entretanto, considera sancionar a Tether devido ao uso generalizado da sua criptomoeda por indivíduos e grupos sob sanções pelos EUA, incluindo o grupo terrorista Hamas e traficantes de armas russos. Uma eventual medida sancionadora contra o Tether geralmente proibiriam os americanos de fazer negócios com a empresa.

A Tether e sua criptomoeda, também chamada de tether, têm sido motivo de preocupação crescente para reguladores federais e autoridades policiais. Ao contrário das criptomoedas mais voláteis, o valor do tether está atrelado ao dólar, tornando-o um substituto ideal em locais onde o uso da moeda americana foi proibido pelos reguladores dos EUA.

Tether é a criptomoeda mais negociada do mundo, com até US$ 190 bilhões mudando de mãos todos os dias. É também uma ferramenta de financiamento vital para vários grupos e programas que geram preocupações de segurança nacional nos EUA. Estes incluem o programa de armas nucleares da Coreia do Norte, os cartéis de droga mexicanos, as empresas de armas russas, os grupos terroristas do Oriente Médio e os fabricantes chineses de produtos químicos utilizados para fabricar fentanil, informou anteriormente o The Wall Street Journal.

O Departamento de Justiça iniciou uma investigação sobre a Tether há vários anos, inicialmente analisando se alguns dos apoiadores da Tether cometeram fraude bancária ao usar documentos falsificados para obter acesso ao sistema bancário global, segundo pessoas familiarizadas com o caso.

Tether disse não ter indicação de que a empresa esteja enfrentando uma investigação mais ampla. “Sugerir que a Tether está de alguma forma envolvida em ajudar criminosos ou em evitar sanções é ultrajante”, afirmou a empresa em comunicado.

“Trabalhamos ativamente com as autoridades dos EUA e internacionais para combater atividades ilícitas, como demonstramos publicamente muitas vezes”.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!



Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Neymar se lesiona em segunda partida no retorno aos gramados

Neymar se lesiona em segunda partida no retorno aos…

LESÃO Neymar atuou menos de 30 minutos na vitória do Al-Hilal sobre o Esteghlal, do Irã Publicado em: 04/11/2024 18:32 Neymar…
Juros: Copom vai se reunir sob pressão do dólar e da inflação

Juros: Copom vai se reunir sob pressão do dólar…

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) terá uma missão delicada nesta semana, quando deve decidir a próxima…
Além de Victoria de Paula: quem são os outros 7 filhos de Chico Anysio

Além de Victoria de Paula: quem são os outros…

A família de Chico Anysio, que morreu em março de 2012 por falência múltipla dos órgãos, voltou a ser assunto nesta…