Goiano de 9 anos é incluído em “clube de superdotados” internacional

Goiano de 9 anos é incluído em “clube de superdotados” internacional

  • Goiás
  • 11/06/2025
  • No Comment
  • 12

QI DE 145

Mãe de Kael Rodrigo explica que o filho aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos

Goiano de 9 anos é incluído em “clube de superdotados” internacional (Foto: Reprodução – Arquivo Pessoal)

Com Quociente de Inteligência (QI) de 145, o goiano Kael Rodrigo Marinho dos Reis, de 9 anos, recebeu o certificado de inteligência do Mensa Brasil/Mensa Internacional, que seria um “clube de superdotados”. O jovem vive com a família, em Goiânia.

A mãe do garoto disse que a inteligência do filho ficou clara quando ele tinha três anos. À época, ele pediu a ela que o ensinasse a escrever e ler para colocar o nome de um jogo para brincar. Ao Mais Goiás, ela revela que, após passar o básico, ele “aprendeu tudo”. “Ele queria jogar e pediu para eu ensinar como escrevia: ensinei o básico (ba, be, bi, bo, bu). Pronto, foi o suficiente”, disse.

Mesmo antes, ela já percebia que Kael era diferente, mas não entendia bem a situação. “Esse mundo era obscuro. A gente ouvia falar de pessoas muito inteligentes, mas era um mundo diferente. No começo, pelas atitudes, até pensamos que seria autista. Muito sensível, gostava apenas de um brinquedo e muito inteligente. Fizemos toda a investigação e, com dez sessões [testes de neuropsicólogos e outros profissionais], descobrimos que ele tinha um QI muito alto. Então, enviamos os testes para o Mensa”, revela como descobriu o QI do jovem.

Atualmente, ele faz o ensino fundamental em uma escola particular em Goiânia. O pai, Berto Rodrigo, é professor de matemática da rede pública. A mãe, contudo, garante que ele não chegou a influenciar o filho. Ela diz que o garoto é como uma “esponja” para absorver conhecimento e seu talento é, principalmente, na área de exatas.

A família do prodígio agora se esforça para garantir suporte psicológico ao menino para ele saber lidar com o alto QI. Ele já possui bolsa de estudos na escola em que estuda, mas os pais buscam uma instituição que contribua para o desenvolvimento dele. “Queremos que ele ganhe uma bolsa em uma escola mais adequada.” Ao G1, Kael disse que tem o sonho de estudar “todos os tipos de engenharia na melhor faculdade de engenharia de São Paulo”.

Destaca-se que, entre as paixões de Kael, também estão os foguetes. Inclusive, ele já participou de evento do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para o lançamento destes, em Hidrolândia, a convite da instituição. Ele não só lançou o próprio item, como auxiliou outros participantes. “Ele explicou quais precisavam melhorar e quais estavam bons”, lembra. “Ele, inclusive, acertou as previsões sobre os foguetes.”

Sobre o Mensa, trata-se de uma associação que congrega pessoas com altas capacidades intelectuais (QI acima de 98% da população em geral, comprovado em teste). No Brasil, existem 3,1 mil membros, entre crianças e adultos.

Presidente do Mensa Brasil, Marina Couto explicou que “existem diversos testes diferentes que medem características diferentes, e o QI é o resultado geral medido dessas habilidades. Vale lembrar que essa história de que pessoas de alto QI são necessariamente as que tiram as melhores notas na escola é um mito. O sistema de educação não mede o Quociente de Inteligência”.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Mineiros abre processo seletivo para cargo de cuidador

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque…

A Embaixada de Israel em Brasília e o Consulado-Geral israelense em São Paulo estão fechados para o público nesta sexta-feira (13)…
Integrantes de torcida organizada são presos após ameaçar rival em Aparecida

Integrantes de torcida organizada são presos após ameaçar rival…

INTIMIDAÇÃO Arma utilizada na ameaça, um revólver calibre .32, foi encontrada escondida em um terreno baldio em frente à casa do…
STJ condena IstoÉ a indenizar Gilmar Mendes em R$ 150 mil – 13/06/2025 – Poder

STJ condena IstoÉ a indenizar Gilmar Mendes em R$…

A 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou dois jornalistas e a revista IstoÉ a indenizar o ministro Gilmar…