General: nunca disse à PF que Martins esteve em reunião – 22/07/2025 – Painel

General: nunca disse à PF que Martins esteve em reunião – 22/07/2025 – Painel

O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, enviou nesta segunda-feira (21) no Supremo Tribunal Federal um termo de declarações em que reforça que não pode afirmar que o ex-assessor Filipe Martins participou de reunião no Palácio da Alvorada em 7 de dezembro de 2022, na qual teria sido discutida a minuta do golpe.

Segundo Freire Gomes, que foi arrolado como testemunha de Martins, a intenção ao mandar o documento ao STF foi “evitar interpretações equivocadas” sobre declarações anteriores suas a respeito do ex-assessor prestadas anteriormente.

Ele diz que na reunião de dezembro de 2022, participaram também o então presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Oliveira, e o almirante Almir Garnier.

Em determinado momento, segundo o general, um assessor jurídico entrou na sala rapidamente para apresentar uma série de “considerandos jurídicos” para a suposta minuta.

O general afirma que foi uma “passagem breve, pontual e sem qualquer tipo de interação direta com os demais participantes da reunião”. Ele diz que não tem memória de quem seja a pessoa e que não pode dizer que seria Martins.

Freire Gomes afirma ainda que, em seu depoimento dado em março de 2024 à Polícia Federal sobre o caso, o registro de que “possivelmente” seria Martins não significa confirmação da presença do ex-assessor.

“Quando fui questionado [pela PF] sobre a identidade do referido assessor, deixei registrado de forma clara que não poderia afirmar de quem se tratava. Não reconheci essa pessoa como sendo Filipe Martins”, declarou.

“Tanto é assim que o termo do depoimento consignou a expressão ‘possivelmente’, não havendo qualquer afirmação categórica ou positiva nesse sentido. Trata-se de possibilidade remota, e não de uma identificação segura ou afirmativa”, acrescentou.

Martins é acusado de ter ajudado a redigir a minuta do golpe. Ele nega, no entanto, e afirma que não foi ao Alvorada no dia 7 de dezembro, quando o tema teria sido debatido.

“Reafirmo que não conhecia Filipe Martins, não participei de reuniões com ele, não tive qualquer tipo de relação funcional ou institucional com ele, e não posso afirmar que a pessoa que rapidamente entrou e saiu da reunião de 7 de dezembro de 2022 seja Filipe Martins”, conclui o general.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Flávio Bolsonaro: todo governador sonha em ter Eduardo como secretário

Flávio Bolsonaro: todo governador sonha em ter Eduardo como…

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta quarta-feira (23/7), que “qualquer governador teria o sonho” de ter o deputado federal licenciado…
Entidade dos EUA pede sanções contra Moraes

Entidade dos EUA pede sanções contra Moraes

Este conteúdo foi corrigido A entidade de apoio à representação legal Legal Help 4 You pediu entrada como Amicus curiae num…
Comitê Olímpico dos EUA proíbe mulheres trans em competições femininas

Comitê Olímpico dos EUA proíbe mulheres trans em competições…

As mulheres transgêneros estão proibidas de participar de competições femininas nos Estados Unidos. Na última segunda-feira (21), de forma discreta, o…