
Francisco Gil destaca qual é o legado de sua mãe, Preta Gil
- Famosos
- 28/07/2025
- No Comment
- 3
Na missa de sétimo dia da mãe, Francisco Gil fala sobre a decisão de Preta Gil de expor todo o seu tratamento contra o câncer
Filho único da cantora Preta Gil, o músico Francisco Gil esteve na missa de sétimo dia em memória de sua mãe na noite desta segunda-feira, 28. Lá, ele conversou com a imprensa sobre o legado de sua mãe com a luta contra o câncer e o exemplo que ela foi para os brasileiros ao expor os detalhes de seu tratamento.
“Legado de poesia, de amor, de uma obra em forma de vida, isso a gente sabe bem. O legado está aí. O que ela já vinha fazendo com conhecimento maior com relação à doença, às prevenções, a tudo com relação à informação. Mais uma vez, sendo um instrumento de poder, de amplificar aquilo que ela acreditava e, neste caso, com relação à doença“, disse ele, segundo o site Quem.
E completou sobre a jornada de sua mãe contra o câncer. “Durante a doença foi muito importante tudo que ela fez, como ela trazia essa informação, como ela se colocava. Lembro bem quando ela soube da bolsa [de ostomia], de cara ela já imaginou como ia empoderar pessoas que também estavam nessa situação. ‘Com certeza vou postar foto de biquíni pra todo mundo ver’. E isso faz parte. nesse momento, é o legado que mais me orgulha, como ela está salvando vidas, mais uma vez através dessa força, dessa presença dela“, afirmou.
Por fim, o rapaz comentou sobre como se sentiu no velório da mãe e com tantas manifestações de carinho. “Acho que foi o dia que eu fui mais abraçado e através desses abraços eu senti a presença dela de uma forma muito nova, porque tudo que está acontecendo agora é tudo muito novo, é uma reconstrução, mas estou acolhido através desse amor que ela plantou e eu acho que isso é muito bonito. Sentir esse acolhimento através do que ela do que ela provocou nas pessoas“, afirmou.
Francisco Gil fez texto comovente para a mãe
Filho único da cantora Preta Gil, Francisco Gil comoveu ao falar pela primeira vez sobre a morte da mãe. Na noite desta terça-feira, 22, dois dias após perdê-la, ele fez um post emocionante sobre como foi a despedida deles. Francisco falou que teve tempo de se despedir dela e que admira a coragem de sua mãe em lutar contra a doença. Além disso, ele destacou o amor que a mãe tinha pela vida e pelas pessoas queridas.
Inclusive, o rapaz de 30 anos relembrou o que ouviu do avô, Gilberto Gil, após a morte da mãe. “Como disse seu pai para mim depois de você partir: ‘que agora venham os 50 bilhões de anos…’”, relembrou. Francisco também mostrou a última foto que tirou com a mãe.
“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. você segurava minha mão com força… E eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. Já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda.. E agora entendo. O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. O amor sempre foi ação pra você… Nunca se estagnou. Você foi implacável amando. Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta sol de maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. De um país inteiro que torceu… E assim lutou junto também. Esse amor também chegou pra todos nós. a rede de apoio mais linda, que você construiu“, disse ele.
Leia também: Herança de Preta Gil: Direitos autorais das obras ficarão com seu herdeiro
E completou: “A sua compulsão era a generosidade. Ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. E você amou tanto… tanto. Você foi — e será sempre — tão amada, mãe. que privilégio ter vindo pra esse mundo de dentro de você. Minha melhor amiga. Eu tava com muito medo… mas determinado a encarar tudo com você. E a gente encarou, mesmo com você tentando me poupar. Eu me despedi de você e tentei fazer com que você não percebesse… Claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso pra poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso. Seu olhar tinha muito mistério… Mas entendi. A gente sempre se entende… Assim como nesse exato instante. No seu adeus tinha também um até logo. Presença absoluta que agora só muda de perspectiva“.
Por fim, ele afirmou: “Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre… E muita coragem pra encarar o que estivesse por vir. E foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que — como sempre — você sabia bem o que tava fazendo. O seu tempo foi esse… E foi intenso. Como disse seu pai pra mim depois de você partir: “que agora venham os 50 bilhões de anos…”. Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim. As fotos são dessa última semana. a primeira foi a última com a sol, e a segunda foi a nossa última foto“.
Leia também: Carolina Dieckmmann diz o que tem a ajudado a lidar com o luto por Preta Gil