
Fluminense empata com Mamelodi e avança no Mundial – 25/06/2025 – Esporte
- Esporte
- 26/06/2025
- No Comment
- 16
As oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes terão quatro equipes do Brasil. Todos os representantes do país na competição sobreviveram à primeira fase, com maior ou menor dificuldade. No caso do Fluminense, que se juntou no mata-mata a Flamengo, Botafogo e Palmeiras, não foi fácil.
A vaga foi assegurada na tarde de quarta-feira (25), em um empate por 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens. O resultado deu à equipe tricolor a segunda colocação do Grupo F. A liderança ficou com o Borussia Dortmund, da Alemanha, que derrotou o Ulsan HD, da Coreia do Sul, por 1 a 0.
Os comandados de Renato Gaúcho chegaram ao confronto com o Mamelodi sabendo que um ponto seria suficiente para a classificação. E não tiveram vergonha de fazer uso dessa vantagem mesmo diante de um rival com claras limitações, controlando a temperatura do duelo para avançar ao mata-mata nos Estados Unidos.
“Às vezes, é melhor sofrer e conseguir a classificação do que querer jogar [de modo] bonito e perder a classificação. A gente alcançou o que veio buscar”, afirmou Renato, ainda no gramado. “Vamos comemorar hoje, a gente merece. A partir de amanhã, a gente começa a pensar no próximo adversário.”
O Fluminense entrará em campo nas oitavas em partida marcada para segunda-feira (30), às 16h (de Brasília), no Bank of America Stadium, contra a Internazionale, da Itália.
“Nosso primeiro objetivo era chegar às oitavas, mas não era o único objetivo”, disse o atacante Jhon Arias, principal referência técnica tricolor. “É passo a passo, pés no chão. O mata-mata é totalmente diferente, os times jogam de maneira mais fechada, com mais cautela. Sabemos jogar esse tipo de jogo”, acrescentou.
Diante do Mamelodi, o time das Laranjeiras não começou bem. O adversário trocou passes com relativa liberdade nos 15 minutos iniciais e chegou a criar uma grande chance, em passe do brasileiro Lucas Ribeiro para Matthews. Cara a cara com Fábio, o atacante parou em excelente defesa do arqueiro de 44 anos.
Ao longo da etapa inicial, a formação tricolor conseguiu equilibrar a posse e sofrer menos. A equipe sul-africana não tem uma linha firme de marcação e oferece espaços. Martinelli viu um deles e ofereceu boa oportunidade para Arias, que errou a finalização. Nonato, em rebote, também levou perigo.
Com o placar zerado no intervalo, o Fluminense tratou de levar o segundo tempo em banho-maria. O time de Renato Gaúcho até levou perigo em duas boas jogadas de Arias, mas, com o passar dos minutos, contentou-se em manter o placar zerado. O Mamelodi teve o controle da bola, porém sem criatividade.
Na outra partida da rodada derradeira do Grupo F, o Borussia Dortmund teve de criar muitas oportunidades para balançar a rede uma vez. O guarta-metas do Ulsan, Jo Hyeon-woo, viveu uma excelente jornada e fez uma porção de defesas difíceis, evitando o que poderia ter sido uma goleada no TQL Stadium, em Cincinnati.
O clube alemão, no entanto, chegou ao gol que definiu o triunfo por 1 a 0 e lhe assegurou a primeira colocação da chave. Aos 36 minutos do primeiro tempo, após erro na saída de bola da agremiação sul-coreana, Daniel Svensson recebeu de Jobe Bellingham e acertou bom chute rasteiro, de pé esquerdo. Hyeon-woo não teve como reagir a tempo.
A chave, dessa maneira, terminou com o Borussia Dortmund na primeira colocação, com sete pontos conquistados, seguido pelo Fluminense, com cinco. O Mamelodi, que contabilizou quatro, e o Ulsan, que perdeu suas três partidas e não pontuou, despediram-se da competição nos Estados Unidos.