Festival LED Belém reúne milhares de estudantes e tem dueto entre Dona Onete e Gaby Amarantos; VÍDEOS

Festival LED Belém reúne milhares de estudantes e tem dueto entre Dona Onete e Gaby Amarantos; VÍDEOS

Veja como foram as primeiras horas do evento que ocorre pela primeira vez na capital paraense. Programação totalmente gratuita nesta quarta-feira (27)é na Estação das Docas e transmitida pelo g1. LED Belém: Telões foram colocados em locais estratégicos da Estação das Docas
Beatriz Reis/g1 Pará
O Festival LED Belém reúne milhares de pessoas nesta quarta-feira (27) na Estação das Docas, cartão-postal da capital paraense. Estudantes e professores estão entre o público de mais de 7 mil inscritos em busca conhecimento e aperfeiçoamento na primeira edição do evento na cidade das mangueiras.
“Como é uma novidade para gente em Belém, espero que nos melhore como profissional e pessoa, e que nos inspire no trabalho no dia a dia”, comentou a professora Filomena Gomes, que leciona há 30 anos.
COBERTURA EM TEMPO REAL: veja como foi aqui
São oficinas, mesas e palestras, com a principal programação no Teatro Maria Sylvia Nunes. A mesa de abertura teve mediação do professor e apresentador João Luiz Pedrosa. A primeira programação discutiu como a ancestralidade é essencial para manter viva a história de um povo e também refletir o futuro do Brasil.
Entre os participantes, as cantoras Dona Onete e Gaby Amarantos, que fizeram um dueto musical – veja no vídeo abaixo.
Dona Onete e Gaby Amarantos fazem um dueto no Festival LED, em Belém
Gaby elogiou a iniciativa do evento e ressaltou a importância de dar “protagonismo” para as pessoas desse do Pará, citando que esse movimento será importante na COP30, que ocorre em 2025.
“Super importante, porque vamos receber a COP30 e trazer o mundo inteiro para cá. Esse protagonismo precisa ser nosso, dos artistas e das pessoas desse estado. O LED só ganha e mostra que seu compromisso real com a educação desse país é concentra. Estou muito feliz por abrir essa cerimônia”, diz Gaby Amarantos.
O público faz fila e se reveza entre as mesas para aproveitar intensamente a programação do Festival LED Belém.
Educadores de outra regiões também estão no Festival, como Luciene Mendes, que é professora em Marabá, distante 500 quilômetros de Belém.
“Espero encontrar muita luz mesmo porque os jovens merecem algo melhor na educação”, afirmou – veja no vídeo abaixo.
Festival LED Belém reúne milhares de pessoas na Estação das Docas
O Festival LED Belém é uma realização Globo e Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e Canal Futura e apoio estratégico do Sebrae. O evento é parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa Globo e Fundação Roberto Marinho que mapeia, ilumina e reconhece práticas que estão transformando vidas através da educação.
Ancrestralidade
Dona Onete, que além de cantora foi professora, destaca a importância da educação na vida das pessoas, afirmando que só assim, como foi o tema do seu painel, pode respeitar a história de um povo e pensar em um futuro.
Festival LED Belém: Trajetórias ancestrais: como o passado pode guiar futuros mais inclusivos
Beatriz Reis/g1 Pará
“Como professora, eu achei que foi muito bom, mas precisamos de mais espaços para falar mais. Poderíamos até nós, do Pará, começar a falar das nossas coisas, porque terá a COP30. Falando como artista, mostramos que somos cultura do nosso Pará. Já estamos no mundo”, conta Dona Onete.
Além das cantoras Gaby Amarantos e Dona Onete, Maria Vilani (escritora e ativista da educação e cultura) e Sâmela Sateré Mawé (bióloga e comunicadora indígena) participaram da discussão.
Festival LED Belém
Reprodução/Futura
Ainda no Palco LED Inspira, a segunda mesa foi com tema “Uma geração que faz e acontece”, com Ana Rodrigues (gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional), Guilhermina Abreu (cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação), Mitico (podcaster e youtuber), Natalia Mapuá (ativista e diretora executiva da COJOVEM) e mediação de Tainá Aires (jornalista e apresentadora da TV Liberal).
A programação segue até as 20h. Ao todo, são 50 palestrantes em 20 atividades, como mesas de debates e oficinas.
PROGRAMAÇÃO
PALCO LED INSPIRA | TEATRO MARIA SYLVIA NUNES
14h às 15h | ‘Alerta vermelho para a crise climática: um desafio real e de todos nós’
Com Kamila Camilo (ativista e empreendedora social), Mauro Tavares (professor e coordenador de educação ambiental SEDUC/PA), Zeneida Lima (escritora e ambientalista) e mediação de Sandra Annenberg (jornalista e apresentadora do Globo Repórter)

15h30 às 16h30 | ‘Vamos empreender a própria vida! Uma conversa sobre juventudes e o mundo do trabalho’
Com Amanda Graciano (fundadora do CEO Now), Carol Campos (professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas), Rafael Herdy (professor e coordenador estadual do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica – CISEB), Thaynara OG (atriz, apresentadora e empreendedora social) e mediação de Poliana Abritta (jornalista e apresentadora do Fantástico, da TV Globo)

17h às 18h | ‘Borogodó cultural: uma escola chamada Pará’
Com Fafá de Belém (cantora), Michel Pinho (historiador, professor e ex-secretário de Cultura de Belém), Prof. Manoel Felício da Silva (professor), Raquel Ferreira (sócia proprietária da Agência de Turismo Monotour) e mediação de Milton Cunha (carnavalesco e apresentador da Globo)
PALCO LED INOVA | ANFITEATRO
16h às 16h45 | ‘’É do Pará’ apresenta: O Pará vai desfilar na Marquês de Sapucaí!’
Com Mestre Damasceno (cantor, compositor e diretor artístico), Milton Cunha (carnavalesco e apresentador da TV Globo) e mediação de Tainá Aires (jornalista e apresentadora da TV Liberal)

17h às 17h45 | ‘Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia’ Com Dra. Diana Lemes Ferreira (professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará – UEPA), Gil Sóter (amazônida, afro-indígena, jornalista e feminista interseccional), Patrícia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta) e mediação de Taymã Carneiro (Repórter do g1 Pará)
OFICINAS LED – GALPÃO 3
14h às 16h | ‘Projeto de Vida: Novas Medidas de Sucesso ao Crescer’
Com Andrea Margit (Líder de Novos Paradigmas e Comunicação da Ashoka) e Midria (Jovem Transformadore Ashoka e Coordenadore de Juventudes e Estratégias de Engajamento)

16h30 às 18h30 | ‘Novas e melhores realidades: como desenvolver as habilidades analíticas necessárias para enfrentar os desafios do futuro?’
Com Silvia Luz (Diretora executiva do Social Good Brasil e colíder da Rede Mulheres B do Sistema B Brasil)
ESPAÇO EDUCAMÍDIA
14h às 15h | ‘Mídia e educação ambiental: a experiência do Amazônia Vox’
Com Bruno Ferreira (coordenador pedagógico do EducaMídia), professora Marcela Castro e estudantes.
ESPAÇO MENOS É MAIS – VARANDA GALPÃO 3
16h30 às 17h | ‘Menos é Mais: A jornada da sustentabilidade começa pela educação’
Com Bruna Ventura (jornalista e mestre em Mídias Criativas, analista sênior de Valor Social da Globo e integrante do Squad Ambiental da Agenda ESG 2030) e Bruno Lery (engenheiro e mestre em Engenharia Ambiental, coordenador de Gestão Ambiental da Globo e integrante do Squad Ambiental da Agenda ESG 2030)
CABINE PODCAST – GALPÃO 3
13h às 15h | ‘Educação empreendedora: formando protagonistas’
Com Ana Rodrigues (gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional), Thaynara OG (atriz, apresentadora e empreendedora social) e mediação de Caio Braz (jornalista e empreendedor)

16h às 17h30 | ‘Sustentabilidade: sem ela não tem longo prazo’
Com Kamila Camilo (ativista e empreendedora social), Natalia Mapuá (ativista e diretora executiva da COJOVEM) e mediação de Caio Braz (jornalista e empreendedor)
PALCO MULTISHOW | ANFITEATRO
18h às 20h | Show de encerramento
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Fonte Original do Artigo: g1.globo.com

Postagens Relacionadas

Entenda como funcionam as câmeras corporais usadas pela PM em SP

Entenda como funcionam as câmeras corporais usadas pela PM…

Antes crítico do uso de câmeras corporais por parte de policiais militares, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),…
Wadih Damous será indicado para presidência da ANS – 05/12/2024 – Equilíbrio e Saúde

Wadih Damous será indicado para presidência da ANS –…

O presidente Lula (PT) bateu o martelo pela indicação de Wadih Damous, hoje Secretário Nacional do Consumidor, para o cargo de…
Risco fiscal é maior ameaça à estabilidade financeira, dizem bancos

Risco fiscal é maior ameaça à estabilidade financeira, dizem…

O eventual descontrole das contas públicas, com uma explosão de gastos do governo, é o principal risco para a estabilidade financeira…