Estou fazendo a maior viagem de trem do mundo – 22/11/2024 – Robson Jesus
- Turismo e Viagens
- 24/11/2024
- No Comment
- 5
No dia 12 de novembro, eu dei início a um novo projeto, mas desta vez acompanhado por um amigo, Anderson Dias. Juntos, vamos fazer algo para representar o Brasil: cumprir a maior viagem de trem do planeta em 40 dias. Essa jornada começa em Lagos, Portugal, e termina em Singapura após atravessar 16 países em um trajeto de 20 mil quilômetros de trilho.
Para mim, isso é mais do que apenas mais uma aventura. Esta viagem não é sobre luxo ou extravagância. O meu principal objetivo é inspirar as pessoas a acreditar que viajar é algo acessível para todos. Você não precisa ser rico para explorar o mundo, porque por meio de um planejamento cuidadoso, com uma visão clara e muita determinação, é possível alcançar o que parece impossível. Para reforçar esse ponto, estipulei um orçamento de apenas US$ 3.000 para toda a viagem. Cada centavo será destinado a passagens de trem, hospedagem e alimentação.
Enquanto escrevo este texto, estou em Paris, e a França é o nosso terceiro país. Quando saímos de Portugal, passamos pela Espanha e lá fizemos uma parada em Barcelona, uma das minhas cidades favoritas da Europa. Caminhar por aquelas ruas vibrantes me recordou do porquê me apaixonei por viajar: a diversidade de culturas, a hospitalidade das pessoas e a comida incrível!
Agora, enquanto enfrento o frio de Paris, meus pensamentos se voltam para a Rússia, e mais especificamente a Sibéria. As temperaturas lá devem cair para -15°C. Só de pensar nisso, já sinto calafrios, mas isso também me enche de entusiasmo, porque a beleza de viajar está na imprevisibilidade —nos desafios, nas surpresas e vitórias ao longo do caminho.
Essa jornada obviamente não está livre de riscos, já que atravessaremos países que atualmente estão em guerra, e isso por si só adiciona um elemento de grande incerteza aos nossos planos. No entanto, acredito que desafios como esses tornam qualquer objetivo mais significativo, já que eles testam sua determinação e te ajudam a crescer.
Para esta jornada, eu não tenho patrocinadores, e todos os custos serão cobertos com a criação de conteúdo digital. Compartilhar essa experiência faz parte do que torna tudo isso especial, sendo até o momento a melhor maneira que encontrei para ter os leitores viajando comigo também. Embarcando e desembarcando dos trens, explorando novas cidades e conhecendo pessoas incríveis.
Esta jornada, para além de representar a quebra de um recorde, representa a comprovação de que qualquer pessoa, independentemente de onde veio, pode perseguir seus sonhos. Vindo de origens humildes, aprendi que as maiores limitações são aquelas que colocamos em nós mesmos.
Confesso que existe um objetivo pessoal que me impulsiona a realizar esta trajetória em 40 dias, que é voltar ao Brasil a tempo do Natal para celebrá-lo com a minha família. Depois de semanas enfrentando temperaturas congelantes e longas viagens de trem, não deve haver nada mais recompensador do que estar em casa, cercado por meus entes queridos.
Esta viagem está apenas no começo e, em breve, compartilharei histórias, desafios vividos e as lições aprendidas. No mais, lembrem-se: se algo uma vez pôde ser sonhado, então também pode ser realizado!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.