Estatal chinesa compra mineradora que atua no Amazonas

Estatal chinesa compra mineradora que atua no Amazonas

O presidente do Brasil, Lula, e o ditador da China, Xi Jinping, se encontraram neste mês em Brasília| Foto: EFE/EPA/KEN ISHII

A empresa China Nonferrous Trade (CNT), vinculada ao regime de Pequim, comprou uma empresa de mineração que fica localizada no Amazonas e controla uma mina de estanho por US$ 340 milhões (cerca de R$ 2 bilhões).

Trata-se da empresa de mineração Taboca  S.A, que confirmou a venda por meio de um comunicado transmitido ao governo estadual.

No informe, a mineradora classificou a venda como um “momento estratégico e uma oportunidade de crescimento” para a empresa. O texto diz que o acordo foi firmado pela Minsur S.A., uma empresa peruana que detém o controle acionário da Taboca, no Brasil.

A Taboca controla a Mina de Pitinga, que possui nióbio, tântalo, estanho e tório, recursos importantes para a fabricação de equipamentos de alta tecnologia como foguetes, baterias e turbinas. A região também é rica em Urânio, que é usado como combustível para a geração de energia nuclear, no entanto, o minério não foi envolvido na negociação, já que é considerado estratégico para o Brasil e requer autorização direta do governo federal. Além disso, não há tecnologia presente na região para separá-lo. A reserva de nióbio, tântalo, estanho e tório tem estoque para durar um século.

A China Nonferrous Mining Co. é uma das maiores empresas estatais focadas na produção de cobre do mundo. Suas atividades também envolvem a mineração, hidrometalurgia, fundição e vendas.

A venda da empresa para a estatal chinesa gerou reação no Congresso brasileiro.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou a aquisição da mina pela China nesta quarta-feira (27), durante sessão no Plenário.

O senador acusou o governo brasileiro de facilitar a venda de recursos estratégicos do país para a China.

 

Diferentemente do que foi inicialmente relatado neste texto, a estatal chinesa China Nonferrous Trade (CNT) não comprou uma reserva de Urânio que fica próxima de uma mina no interior do Amazonas. A estatal comprou apenas a mineradora Taboca S.A., que trabalha principalmente com a extração de estanho na mina de Pitinga. No Brasil, o Urânio é considerado um recurso estratégico que requer autorização federal para ser negociado. O Urânio presente na região é enviado para os rejeitos da mina e não comercializado.

Corrigido em 29/11/2024 às 09:45

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Conheça alimento da ceia que é excelente fonte de proteína vegetal

Conheça alimento da ceia que é excelente fonte de…

Dezembro chegou e, com ele, as muitas festividades que marcam o fim do ano. Muitas pessoas ficam preocupadas com os exageros…
Frentes parlamentares repudiam pacote de ajuste fiscal do governo Lula

Frentes parlamentares repudiam pacote de ajuste fiscal do governo…

Representantes das Frentes Parlamentares do setor produtivo repudiaram nesta terça-feira (3) o pacote de ajuste fiscal, apresentado pelo governo do presidente…
Mãe de Viih Tube atualiza quadro de saúde da vó da influencer e revela medo

Mãe de Viih Tube atualiza quadro de saúde da…

Mãe da influenciadora Viih Tube, Viviane Di Felice detalha mais informações sobre o estado de saúde de dona Isaura após AVC…