entenda o acordo de cessar-fogo anunciado por Trump

entenda o acordo de cessar-fogo anunciado por Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou às 19h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23) um acordo de cessar-fogo total entre Israel e Irã, que colocaria fim a 12 dias de confrontos diretos entre as duas maiores potências militares do Oriente Médio. A iniciativa, que teve mediação do Catar e foi proposta por Washington, ocorre após uma série de ataques e retaliações envolvendo também bases americanas na região. Ainda não há confirmação oficial dos dois lados.

Como foi o processo do acordo

Segundo informações de agências internacionais de notícias, o acordo foi costurado nos bastidores após um fim de semana de escalada militar, que culminou com bombardeios dos Estados Unidos contra usinas nucleares iranianas no sábado (21) e, nesta segunda-feira, com o lançamento de mísseis pelo Irã contra bases americanas no Iraque e no Catar. Poucas horas após esses ataques, Trump entrou em contato com autoridades do Catar, solicitando que Doha intermediasse o diálogo com Teerã.

De acordo com uma fonte do regime iraniano que foi ouvida pela agência Reuters, o primeiro-ministro do Catar, xeique Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, fez uma ligação direta para autoridades do regime de Teerã e conseguiu garantir a aceitação dos termos do cessar-fogo proposto pelos EUA. De acordo com essa fonte da Reuters, o Irã confirmou sua adesão à proposta americana, aceitando iniciar formalmente a trégua.

O que prevê o cessar-fogo

Segundo o cronograma detalhado por Trump em publicação nas redes sociais, o cessar-fogo começará cerca de seis horas após seu anúncio, ou seja, à 1h da madrugada desta terça-feira (24), horário de Brasília, quando o Irã dará início formal ao armistício. Após 12 horas, às 13h de terça-feira (horário de Brasília), Israel também passará a respeitar oficialmente o cessar-fogo. Ao final de 24 horas, à 1h da madrugada de quarta-feira (25), a guerra será considerada oficialmente encerrada. Durante os momentos de trégua, ambos os lados deverão manter postura pacífica e respeitosa, disse Trump, que se referiu ao conflito como “Guerra dos 12 dias”.

Sem confirmação por Israel

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse na madrugada desta terça-feira (24, horário local) que as Forças Armadas do país realizaram operações militares contra Israel “até o último minuto”, dando a entender que o país aderiu ao cessar-fogo anunciado por Trump. Israel por ora não confirmou a informação.

Contexto do conflito

O conflito entre Israel e Irã começou no último dia 13, quando Israel bombardeou instalações nucleares do Irã. Em resposta, Teerã lançou mísseis balísticos contra o território israelense, dando início a uma escalada militar que envolveu ataques com drones e vários outros mísseis lançados contra áreas urbanas de Israel e destruição de defesas aéreas do regime islâmico. O ponto mais tenso ocorreu neste fim de semana, quando os Estados Unidos atacaram o Irã diretamente, alvejando três instalações nucleares do país persa – Fordow, Natanz e Isfahan, que, segundo Trump, foram “obliteradas”.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 42 milhões

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para…

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.892 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (24). O prêmio acumulou e está estimado…
EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025 – Mundo

EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025…

Os Estados Unidos e Israel reconvocaram para consultas nesta quinta-feira (24) seus negociadores que trabalhavam para tentar chegar a um cessar-fogo…
Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi da Liga das Nações

Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi…

A seleção brasileira feminina de vôlei assegurou a classificação às semifinais da Ligas das Nações e ficou mais perto do título…