
Embaixador palestino defende influência de Trump por Gaza – 02/07/2025 – Painel
- Política
- 03/07/2025
- No Comment
- 22
O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse esperar que o cessar-fogo negociado com Israel na Faixa de Gaza “seja de verdade” e avaliou que a influência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser capaz de viabilizar um acordo que dê fim ao conflito.
“Nós esperamos que este cessar-fogo seja de verdade, que se cumpra, porque já são quase dois anos de sofrimento, sacrifício e destruição”, disse à coluna. “Quem pode realmente impor um cessar-fogo e pôr fim a este genocídio, são os Estados Unidos. Realmente esperamos que esta superpotência esteja à altura de sua posição.”
Alzeben criticou Israel e afirmou que o Estado nega os direitos nacionais palestinos. “Não temos nenhuma esperança de que o Estado Israel, especialmente este governo atual [de Binyamin Netanyahu], vá recuar. A não ser por pressão internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos.”
Alzeben agradece o apoio do Brasil e disse esperar que a nova rodada de negociações, que acontecerá nos EUA a partir deste sábado (5), seja capaz de acordar a criação de um Estado da Palestina e o fim do conflito. Nesta quarta-feira (2), ele participou de uma sessão especial no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao povo palestino.
Na última terça-feira (1º), Trump anunciou que Israel aceitou os termos apresentados para um cessar-fogo de 60 dias. Mas Netanyahu ainda demonstra resistência ao acordo. Em discurso nesta quarta, ele voltou a defender o fim do Hamas como condição para o fim dos ataques.
O conflito em Gaza começou em outubro de 2023 e já deixou mais de 56 mil palestinos mortos.
Trump afirmou que a proposta de cessar-fogo será levada a Catar e Egito, mediadores da negociação. Já o Hamas disse que ainda estuda os termos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.