Diretor da OMS escapa de bombardeio de Israel em aeroporto no Iêmen

Diretor da OMS escapa de bombardeio de Israel em aeroporto no Iêmen

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, estava no aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, nesta quinta-feira (26/12), no momento em que houve um bombardeio israelense. Ele aguardava o voo de volta para Genebra, na Suíça, após cumprir missão no país.

Tedros escapou das bombas, mas duas pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas. Ele confirmou a presença no local em publicação nas redes sociais. “Quando estávamos prestes a embarcar no nosso voo de Sanaa, há cerca de duas horas, o aeroporto foi alvo de bombardeios aéreos”, escreveu ele no X.

De acordo com a publicação do diretor-geral da OMS, um dos tripulantes do avião ficou ferido e “a torre de controle de tráfego aéreo, a sala de embarque e a pista foram danificadas”. O local atingido na sala de embarque, segundo Tedros, ficava a poucos metros de onde ele estava.

Adhanon tranquilizou a todos, informando que, apesar do susto, ele e os demais integrantes da equipe da OMS estavam seguros e sem ferimentos. “Teremos de esperar que os danos no aeroporto sejam reparados antes de podermos partir”, comunicou ele pela internet. “Nossas mais sinceras condolências às famílias cujos entes queridos perderam a vida no ataque”, acrescentou.

Ministra da Saúde expressou solidariedade

Após o episódio, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, expressou solidariedade a Tedros Adhanon em publicação nas redes sociais. “Minha solidariedade ao diretor-geral da OMS e amigo Tedros Adhanon, que sobreviveu ao ataque a bomba de Israel ao aeroporto do Iêmen”, escreveu ela.

“É inadmissível a escalada da violência pela qual passamos, que vem espalhando terror, sofrimento e morte. Meu pesar pelas vítimas. Seguimos ao lado do amigo Tedros, insistindo na esperança de que a saúde seja uma ponte para a paz”, acrescentou Nísia.

Publicação de Nisia Trindade, ministra da Saúde, no X

Ataque direcionado

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta que o ataque foi direcionado a alvos Houthis que estavam no aeroporto. O ataque se estendeu, ainda, a portos e a uma estação de energia de Sanaa.

Houthis é um grupo xiita financiado pelo Irã, que foi fundado no Iêmen. Desde o princípio da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, o grupo lança mísseis em direção ao território israelense, como forma de apoio ao grupo terrorista Hamas.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Safra de lutadores GenZ desafia estereótipos do UFC – 25/01/2025 – Esporte

Safra de lutadores GenZ desafia estereótipos do UFC –…

Quando você pensa em um lutador de UFC, provavelmente imagina um homem heterossexual, desinteressado por temas mais intelectualizados ou artísticos. Mas…
Desafios e as recompensas do sexo sóbrio – 25/01/2025 – Equilíbrio

Desafios e as recompensas do sexo sóbrio – 25/01/2025…

A primeira vez que Steve Bennet-Martin fez sexo sóbrio com o marido, o casal já estava junto havia oito anos. “Não…
Sisu 2025: saiba resultado, matrícula e lista de espera – 25/01/2025 – Educação

Sisu 2025: saiba resultado, matrícula e lista de espera…

O MEC (Ministério da Educação) divulga neste domingo (26) a chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025, sistema que…